PUBLICIDADE
Topo

Alemanha apreende quantia recorde de cocaína em 2017

27/12/2017 18h16

Polícia diz estar ocorrendo verdadeira "inundação" da droga. País confiscou quase sete toneladas, mais do triplo que em 2016. Aumento da produção na América do Sul estaria levando a crescimento da oferta na Europa.A polícia apreendeu neste ano na Alemanha um volume recorde de cocaína de quase sete toneladas, conforme informação divulgada nesta quarta-feira (27/12) pela imprensa alemã e confirmada pelo Departamento Federal de Investigações (BKA). A quantia equivale a mais do triplo da apreendida em 2016.

Autoridades alfandegárias de Hamburgo chegaram a classificar a cifra como uma verdadeira "inundação de cocaína”.

Segundo especialistas, uma das razões para o aumento seria um aumento da produção da substância na América do Sul, que teria levado a um crescimento das importações para a Europa Ocidental e para a Alemanha.

De acordo com estatísticas internas do BKA, a que a televisão alemã NDR teve acesso, desde 2012 a quantidade de cocaína apreendida no mundo dobrou. Investigadores acreditam, por isso, que 2017 deverá quebrar o atual recorde de apreensão no mundo, que foi de 582 toneladas de cocaína em 2016.

Produtores sul-americanos de cocaína e redes de tráfico internacionais estariam inundando o mercado europeu, segundo Christian Hoppe, especialista da BKA. "Parece que os criminosos atuam seguindo o lema ‘mais oferta incentiva a procura'."

O diretor da polícia alfandegária de Hamburgo, René Matschke, acredita que a cocaína vem se tornando cada vez mais uma droga do cotidiano e não é mais somente consumida pela alta sociedade.

A maior quantidade do produto entra na Europa a bordo de navios, escondida em contêineres marítimos. Os principais pontos de entrada da droga na Alemanha são, além de Rotterdam e da Antuérpia, os portos de Hamburgo e Bremerhaven.

MD/afp/dpa

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App