Atentado no Afeganistão mata pelo menos 40 pessoas

Explosões ocorreram durante evento em prédio que abriga centro cultural xiita em Cabul. O grupo terrorista "Estado Islâmico" assumiu responsabilidade pelo atentado.Pelo menos 40 pessoas morreram e cerca mais de 55 ficaram feridas nesta quinta-feira (28/12) em várias explosões contra um centro cultural xiita em Cabul. O prédio é sede de um centro cultural xiita onde ocorria um evento no momento das detonações. O grupo islamista "Estado Islâmico" (EI) assumiu responsabilidade pelo atentado.

"O alvo do ataque foi o centro cultural Tabayan. Uma cerimônia estava sendo realizada por ocasião do 38º aniversário da invasão soviética do Afeganistão, quando ocorreu uma (primeira) explosão", informou o porta-voz adjunto do Ministério do Interior, Nasrat Rahimi. Muitas das vítimas eram estudantes, que no momento participavam de um debate.

Além do centro cultural, que inclui uma mesquita, o prédio abriga escritórios da agência de notícias afegã Sada-e-Afghan (voz afegã), inicialmente também considerada como possível alvo do ataque.

Segundo as autoridades, a primeira explosão foi causada por um homem-bomba dentro do edifício. Quando as pessoas corriam para resgatar os afetados, ocorreram pelo menos duas outras detonações do lado de fora do prédio.

A capital afegã tem sido alvo este ano de graves atentados. No final de maio, Cabul registou o pior atentado no país desde 2001, quando um caminhão carregado de explosivos fez 150 mortos e mais de 300 feridos.

Desde o final da missão de combate da Otan, em janeiro de 2015, Cabul tem perdido terreno para os rebeldes até controlar apenas 57% do país, segundo o inspetor especial geral da Reconstrução do Afeganistão (Sigar) do Congresso dos Estados Unidos.

MD/efe/lusa/afp/dpa/rtr

_______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos