Topo

Trump alerta o Irã: "o mundo observa"

30/12/2017 19h01

Em mensagem no Twitter abordando a recente onda de protestos contra o governo iraniano, presidente dos EUA volta a advertir Teerã, afirmando que "regimes opressores não podem durar eternamente".O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a mostrar neste sábado (30/12) seu apoio às milhares de pessoas que há três dias protestam contra o governo do presidente iraniano, Hassan Rohani, e insistiu em advertir às autoridades do país que "o mundo está observando".

Os protestos começaram na quinta-feira e chegaram neste sábado à capital Teerã, com dezenas de manifestantes cantando slogans contra o governo do lado de fora da Universidade de Teerã.

"Os regimes opressores não podem durar eternamente, e chegará o dia em que o povo do Irã poderá escolher. O mundo está observando!", escreveu Trump em sua conta pessoal do Twitter.

O presidente americano reiterou, assim, as mensagens de apoio aos manifestantes lançadas ontem tanto pelo Departamento de Estado como pela própria Casa Branca, com pedidos ao governo iraniano para que respeite o direito de expressão de seu próprio povo.

"O mundo inteiro entende que a boa gente do Irã quer uma mudança e – além do vasto poder militar dos Estados Unidos –, o que mais temem os líderes iranianos é seu próprio povo", escreveu Trump em um segundo tweet.

O líder acompanhou ambas as mensagens por trechos em vídeo de seu discurso em setembro na Assembleia Geral das Nações Unidas, na qual Trump rotulou o governo de Rohani de "regime assassino".

Os Estados Unidos defenderam o tempo todo o caráter pacífico dos protestos realizados nas cidades de Mashhad, Neyshabur, Kamshmar, Shahrud, Kermanshah, Rasht, Tabriz e Isfahan, e criticou as detenções de manifestantes realizadas pelas autoridades locais.

Durante os protestos, os manifestantes cantaram lemas de ordem contrários ao presidente iraniano, Hassan Rohani, e favoráveis à independência e à liberdade, e expressaram rejeição ao apoio econômico do governo a alguns países da região enquanto a população local atravessa dificuldades econômicas.

MD/efe/dpa

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App