Acusado de atacar ônibus do Borussia reconhece autoria

Homem de 28 anos afirma, porém, que não tinha a intenção de matar e queria simular um atentado contra a equipe de Dortmund. Ele está sendo julgado por tentativa de assassinato.O homem acusado de atacar com bombas o ônibus da equipe do Borussia Dortmund, em abril de 2017, reconheceu a autoria do crime, mas afirmou perante um tribunal que não tinha a intenção de matar.

Leia mais: Torcidas expressam solidariedade após ataque

Serguei W., de 28 anos, compareceu a um tribunal de Dortmund nesta segunda-feira (08/01). Ele é acusado de tentativa de assassinato de 28 pessoas pela promotoria e de causar ferimentos graves em duas. "Eu lamento profundamente o meu comportamento", afirmou.

Serguei disse que preparou a bomba de maneira que ela não oferecesse riscos a pessoas e que sua intenção era simular um atentado contra a equipe. Segundo a acusação, ele ganharia meio milhão de euros se as ações do Borussia na bolsa de valores caíssem.

O defensor Marc Bartra teve o pulso ferido por causa da explosão, e um policial teve perda auditiva. Um investigador declarou à corte que as três bombas que explodiram na traseira do ônibus tinham potencial para matar.

O julgamento começou em 21 de dezembro. A audiência desta segunda-feira foi a segunda do caso.

O atentado ocorreu em 11 de abril, logo depois de o ônibus com a equipe do Dortmund deixar um hotel rumo ao estádio da cidade para um confronto contra o Mônaco, válido pela Liga dos Campeões.

O Borussia Dortmund é o único clube alemão que tem ações sendo negociadas numa bolsa de valores.

AS/sid/dpa/ard

_______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos