Adote uma árvore em Berlim

Clarissa Neher

Desde 2012, prefeitura de Berlim convida moradores a fazer doações para que novas árvores sejam plantadas na cidade. Campanha já arrecadou mais de 838 mil euros. Capital alemã é uma das metrópoles mais verdes no mundo.Com mais árvores doentes sendo cortadas do que novas sendo plantadas e sem recursos públicos para mudar esse cenário, Berlim corria o risco de tornar-se uma cidade cada vez mais cinza. O impacto dessa transformação também seria sentido na qualidade de vida, pois, além de limpar o ar, as árvores urbanas contribuem para anemizar a temperatura nas cidades.

Diante desta situação que só agravava-se ano após ano, em 2012, a prefeitura de Berlim deu início a uma campanha para arrecadar verbas para plantar as árvores.

Anualmente, os berlinenses são convidados entre dezembro e fevereiro a adotar uma árvore. O valor mínimo da doação é meio salgado, 500 euros. Quem preferir pode se reunir com amigos e familiares e fazer uma contribuição coletiva neste valor. Como recompensa, os doadores escolhem onde a árvore será plantada, entre as planejadas pela prefeitura, e ainda optar para que a futura árvore receba uma plaquinha com seus nomes.

Desde 2012, a ação já arrecadou mais de 838 mil euros, transformados em 7,5 mil novas árvores. De acordo com a prefeitura, cada nova árvore custa em torno de 2 mil euros, incluindo os gastos com os cuidados necessários durante os três primeiros anos de vida para que ela cresça saudável.

Com 440 mil árvores, Berlim é uma das metrópoles mais verdes do mundo e deve seguir entre elas até pelo menos 2021, quando será decidido se a campanha "Árvores urbanas para Berlim" continuará em vigor nos anos seguintes.

Clarissa Neher é jornalista freelancer na DW Brasil e mora desde 2008 na capital alemã. Na coluna Checkpoint Berlim, publicada às segundas-feiras, escreve sobre a cidade que já não é mais tão pobre, mas continua sexy.

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos