O Brasil na imprensa alemã

A despedida do craque Ronaldinho do futebol profissional e acusação de ONG sobre condições trabalhistas precárias na produção do frango que chega a supermercados alemães estão entre os destaques da semana.Focus Online – Lenda brasileira: Ronaldinho termina carreira futebolística, 17/01/2018

Ele é um dos maiores talentos técnicos que o futebol já viu: o craque brasileiro Ronaldinho encerrou sua carreira aos 37 anos. Agora, ele sai em turnê de despedida pelo mundo.

A notícia foi anunciada pelo irmão e empresário do campeão do mundo de 2002. "Terminou, definitivamente acabou", disse Roberto de Assis Moreira à mídia brasileira. Seu último jogo oficial foi pelo clube brasileiro Fluminense.

Die Welt – Oficial: irmão anuncia fim da carreira de Ronaldinho, 17/01/2018
O excepcional jogador brasileiro Ronaldinho se aposenta definitivamente. Nesta terça-feira, seu irmão Assis anunciou oficialmente a aposentadoria do craque, de 37 anos, que atuou profissionalmente para um clube pela última vez em setembro de 2015. Nos dois últimos anos, o jogador, duas vezes escolhido como o melhor do mundo, só atuou duas vezes, em jogos amistosos e beneficentes.

Handelsblatt - Recuperação econômica leva bolsas a recorde, 16/01/2018

Na expectativa de grandes lucros corporativos, os investidores se abastecem com ações brasileiras. Como resultado, o índice da Bolsa de Valores de São Paulo passou, na terça-feira, pela primeira vez, a marca de 80.000, e subiu 0,6% a um recorde de 80.221,01 pontos.

Após a maior recessão em décadas, a economia do maior país sul-americano deverá crescer 3% em 2018. No entanto, a falta de progresso no saneamento do orçamento pode pôr em perigo o aquecimento econômico e, consequentemente, os ganhos dos últimos meses, segundo o analista Alberto Ramos, do banco Goldman Sachs. Em um ano, o mercado de ações brasileiro teve alta de quase 26%, quase o dobro do que teve o Dax. Eleições presidenciais estão programadas para outubro próximo no Brasil.

Neues Deutschland - Militantes acusam exploração trabalhista por nuggets de frango, 17/01/2018

Para que nuggets de frango cheguem às mesas alemãs, continua havendo abusos de mão de obra no Brasil, de acordo com pesquisa da Iniciativa Cristiana Romero. Carne produzida em condições inumanas continua a ser vendida em supermercados alemães, critica a organização, em relatório divulgado nesta segunda-feira. Isso inclui o grupo Edeka, o "Nr. 1 no comércio alemão de varejo alimentar".

De acordo com a Iniciativa Romero, nos aviários brasileiros o ritmo de trabalho tem "velocidade assassina". Como consequência, os operários sofrem acidentes de trabalho, dores crônicas e até incapacidade para o trabalho. Os salários são muito abaixo do necessário para subsistência. "Eu perdi um pedaço do meu dedo", diz um dos funcionários, segundo os autores do relatório, intitulado A carne nossa de cada dia.

MD/ots

_______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos