Os desafios para proteção da fauna marinha

Espécies estão ameaçadas pela pesca e por doenças de causas ainda desconhecidas. Confira o que mais vai ser notícia no Futurando.Entre os assuntos de destaque do Futurando desta semana está os perigos para a sobrevivência das jamantas no Peru. São arraias gigantes, vítimas por acidente das redes de pescadores. Eles tentam, na verdade, pegar outros peixes e elas vêm junto, mas acabam não sendo devolvidas ao oceano. Uma organização promove estratégias para salvar as jamantas.

Na costa do mar Adriático, na Europa, biólogos constataram o adoecimento de arraias e tubarões, como você também acompanha no programa. Alguns desenvolveram hepatite. A investigação das causas, segundo pesquisadores, pode levar anos. Enquanto isso, um número alarmante preocupa: a quantidade desses animais diminuiu 85%. Uma estatística alimentada por um velho problema.

O Futurando foi ainda até a África ver de perto uma iniciativa que estimula a convivência pacífica entre girafas e agricultores. Os animais por instinto destroem lavouras à procura de comida. E elas são fontes de subsistência de muitas comunidades. Uma ONG está ajudando as pessoas a conviverem melhor com os bichos.

Vamos mostrar também os desafios provocados pela perda de habitat dos bichos-preguiça no Suriname, no norte da América do Sul. Sem abrigo, eles acabam indo parar no quintal das casas porque locais onde antes era floresta foram tomados por loteamentos. Uma ativista trabalha no resgate dos animais. Não perca!

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido, no Brasil, pelo Canal Futura às terças-feiras, às 22h30 com reprise às quartas 16h30, quintas, sábados e segundas; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todas as quartas, às 22h, com reprise às quintas, às 3h15; pela TV Cultura aos domingos às 00h, com reprise todas as quartas às 22h30 ; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos