Restos de pneus poluem água e podem contaminar animais

Os riscos para a saúde dos bichos está sendo pesquisado na Alemanha. Confira os outros assuntos que vão ser destaque neste Futurando.O Futurando desta semana mostra o perigo que resíduos de pneus representam para a natureza. As partículas finas, consequência do atrito da borracha com o asfalto, viajam longas distâncias com a água da chuva e poluem reservatórios. Cientistas na Alemanha estão estudando os impactos disso no organismo de animais.

No caso de pneus velhos, uma alternativa para não sujar o meio ambiente é reaproveitá-los. Hoje já existem inúmeras possibilidades de reciclagem. Por exemplo, transformar esses objetos usados em vasos de planta, em forro de descanso para o gado ou até em asfalto. Mas há outros métodos questionáveis, como jogar pneus no oceano para que se transformem em recifes artificiais.

O programa mostra também que podemos evitar que esse tipo de lixo seja produzido com a diminuição da frota de veículos. Um bairro na cidade de Colônia, na Alemanha, baniu a circulação de automóveis, a não ser algumas raras exceções. O objetivo do projeto é atingir o nível de metrópole com mais áreas verdes.

Outra tendência é que, pela falta de espaço e o aumento nos preços dos alugueis, as pessoas optem por moradias menores. As casas em versão miniatura, de 20 metros quadrados, são a aposta de uma start-up em Berlim. Você vai saber o que dizem os proprietários.

Na hora de decidir por um serviço, ou produto, quem está sempre conectado atualmente conta com o serviço dos influenciadores digitais para saber a idoneidade de uma empresa, ou se uma compra realmente vale a pena. Os mais conhecidos conseguem parcerias com facilidade. Os recém-chegados precisam correr atrás. Os detalhes estão neste Futurando.

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido, no Brasil, pelo Canal Futura às terças-feiras, às 22h30 com reprise às quartas 16h30, quintas, sábados e segundas; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todas as quartas, às 22h, com reprise às quintas, às 3h15; pela TV Cultura aos domingos às 00h, com reprise todas as quartas às 22h30 ; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos