Topo

Morre aos 91 anos fundador da Ikea

28/01/2018 09h37

Sueco Ingvar Kamprad revolucionou o mercado de móveis com o conceito de "faça você mesmo" e montou um império, com mais de 300 lojas em quase 50 países. Fortuna acumulada passaria de 50 bilhões de euros.Morreu neste sábado (27/01), aos 91 anos, o bilionário sueco Ingvar Kamprad, fundador da rede de móveis Ikea, um negócio que gera receita de 30 bilhões de euros ao ano, com centenas de filiais espalhadas por todo o mundo.

A notícia foi dada pela companhia neste domingo através do Twitter: "Um dos grandes empreendedores do século 20, Ingvar Kamprad morreu de forma pacífica em sua casa em Smaland, na Suécia."

Ingvar Kamprad fundou sua empresa aos 17 ano, formando a marca com as iniciais de seu nome e do lugar em que nasceu. No início, vendia artigos diversos, que ele próprio importava, passando a se concentrar em móveis em 1953.

Hoje o negócio dá emprego a 190 mil funcionários. Dono de uma fortuna avaliada em 50 bilhões de euros pela imprensa sueca, chegou a passar temporariamente à frente de Bill Gates no ranking dos mais ricos do mundo, na década passada.

Ele continuou mantendo nas mãos de sua família o controle sobre a empresa, que se recusa a transformar em sociedade anônima, e é conhecido por ser modesto e econômico: Kamprad não dispõe sequer de um escritório próprio na empresa.

Kamprad abriu a primeira loja de departamento Ikea em 1958. Desde então, a companhia se expandiu constantemente, e até o final do ano fiscal de 2017 tinha mais de 300 lojas em 49 países.

Ele teve a ideia de abrir o negócio ao olhar um funcionário tirar as pernas de uma mesa para que coubesse no carro. Sua filosofia então se tornou: poupar espaço e economizar dinheiro.

A Ikea não tem lojas, suas filiais mais lembram hipermercados em que se sucedem, em longos corredores, reproduções dos mais diferentes ambientes de uma casa, em que tudo – móveis, almofadas, cortinas, roupas de cama, louças – pode ser comprado.

O resultado de uma visita são carrinhos de compras superlotados, em que se amontoam as embalagens que depois precisam ser acomodadas com todo o custo no porta-malas ou bagageiro do carro da família. A grande variedade de produtos faz com que, muitas vezes, se saia de lá levando mais do que se previa.

A característica principal da empresa é o sistema de venda de móveis desmontados. O freguês deixa a loja com numerosas embalagens, das quais saem, quando abertas, tábuas dos mais diferentes tamanhos, um sem-número de parafusos e a inevitável chave sextavada que serve para montar desde uma mesinha de cabeceira até o armário que toma uma parede inteira.

Após vários anos vivendo no exterior – primeiramente na Dinamarca e depois na Suiça – o fundador da Ikea voltou para sua terra natal e se estabeleceu em Smaland, onde nasceu. Ele deixa três filhos – todos envolvidos com a empresa.

RPR/dpa/ots

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App