Rússia volta a prender líder opositor

Excluído das eleições presidenciais deste ano, Alexei Navalny, principal voz de oposição a Putin, é detido durante protesto em Moscou para pedir boicote ao pleito.O líder opositor Alexei Navalny foi detido neste domingo (28/01) no centro de Moscou durante um protesto que pede um boicote às eleições presidenciais do próximo dia 18 de março.

É a quarta vez em menos de um ano que Navalny, principal voz de oposição ao presidente Vladimir Putin, é detido.

Leia também: Reeleição de Putin em 2018 é certa

Ele havia convocado as manifestações depois de ser proibido de disputar as eleições presidenciais, com o argumento de que tem antecedentes criminais. O opositor se diz vítima de perseguição política.

Vídeos circulam nas redes sociais com imagens de Navalny aparecendo na principal via de Moscou, a poucas centenas de metros do Kremlin, para se juntar ao protesto, considerado ilegal pela polícia.

Nas imagens, vê-se Navalny andado apenas poucos metros até ser cercado por policiais, que o derrubaram no chão, arrastando-o depois para dentro de um carro da polícia.

"Me prenderam, mas não tem importância. Fui à (rua) Tverskaya. Não fiz isso por mim, mas por vocês e por nosso futuro", escreveu Navalny no Twitter.

Navalny está barrado de participar da eleição, na qual, segundo todas as pesquisas, Putin deve ser reeleito com facilidade. A campanha de boicote do opositor busca reduzir a participação eleitoral ao máximo, para tentar manchar a vitória do presidente.

O Kremlin diz que as eleições serão justas e que Navalny e seus seguidores, sem apoio suficiente dos eleitores para vencer, tentam causar distúrbios.

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos