Sena deve atingir volume máximo em Paris

Capital francesa em alerta com aumento do nível do rio Sena, mas autoridades calculam que enchentes irão diminuir lentamente. Mais de mil pessoas tiveram de deixar suas casas.O nível do rio Sena continuou a subir lentamente neste domingo (28/01), sendo esperado que ele atinja o seu máximo em Paris esta noite.

De acordo com o Vigicrues, órgão responsável pelo monitoramento do volume de água dos rios franceses, fixou-se em 5,95 metros o máximo esperado para esta noite na ponte parisiense de Austerlitz, onde está instalada uma estação de medição, ou seja, quatro metros a mais que o normal.

Leia também: Enchente atinge níveis críticos no Reno

Esse valor está 15 centímetros abaixo do registado em 2016 em Paris, quando duas pessoas morreram devido às cheias. Não há registro de vítimas durante as atuais enchentes. Na região metropolitana da capital francesa, por volta de mil pessoas tiveram de deixar suas moradias, quase 1,5 mil residências ficaram sem energia elétrica.



O rio permanece fechado à navegação devido ao elevado nível fluvial, que impede que os navios passem debaixo das pontes, e mantêm-se ativados os planos de emergência nos estabelecimentos junto do Sena, incluindo o fechamento de 12 estações trem.

Como medida de precaução, as autoridades parisienses fecharam diversos túneis e parques. O andar inferior do Museu do Louvre, onde se encontra a seção de arte islâmica, está fechado até segunda-feira.



No total, 15 departamentos franceses seguem em vigilância devido à elevação do nível dos leitos dos rios provocada pelas fortes chuvas registradas nos últimos dois meses. O mais recente boletim meteorológico indica que o país terá tempo bom durante vários dias, o que contribuirá para o recuo do rio.

Devido a inundações, o trânsito ficou paralisado em algumas avenidas marginais. Uma jovem no elegante 16º Arrondissement afirmou estar feliz de ver patos em vez de carros.

A partir de segunda-feira, a cheia diminuirá gradualmente. Mas o retorno à normalidade pode levar semanas, de acordo com a agência ambiental regional. O topo histórico do Sena de 8,62 metros foi medido em 1910 em Paris. Naquela época, um total de 50 mil casas no centro da cidade e subúrbios foram inundadas.

CA/efe/afp/lusa

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos