Topo

Música a serviço da medicina

30/01/2018 12h05

Sons podem ter inúmeros efeitos sobre o nosso cérebro. O Futurando destaca esse e outros temas nesta edição, como o projeto para descobrir por que algumas pessoas desenvolvem Alzheimer ao longo da vida e outras não.Ouvir música ou tocar um instrumento tem efeito no desenvolvimento cerebral dos humanos desde a barriga da mãe, segundo cientistas alemães. Pesquisadores do Hospital Universitário de Zurique querem ir além e verificar se o hábito também ajuda na saúde de bebês prematuros. Os detalhes sobre a pesquisa você vai conferir nesta edição do Futurando.

Entre os assuntos em destaque também está um estudo com 30 mil participantes para descobrir os mecanismos de manifestação de doenças neurodegenerativas como Alzheimer. Os voluntários aceitaram passar por exames a cada quatro anos até o fim da vida.

Sente dor de cabeça, ou no pescoço? Pode ser sinal de um problema de saúde chamado disfunção craniomandibular. A causa, em geral, é o encaixe errado dos dentes. Vamos explicar melhor o porquê dos sintomas e algumas formas de tratamento.

Dentro de outro tema, natureza, o programa esclarece o motivo que faz as flores serem coloridas. Apesar de usarmos como decoração ou até para dar de presente para alguém, a beleza delas tem outro motivo.

O Futurando traz ainda o projeto Hobos, um robô que observa as atividades numa colmeia de abelhas 24 horas por dia. A ideia dos cientistas da Universidade de Würzburg é aprender mais sobre uma colmeia natural, já que pesquisas geralmente analisam os modelos artificiais, como nas fazendas de apicultores.

As características da teia de aranha chamaram a atenção de um cientista na Alemanha que estuda há anos a possibilidade de uso desse material orgânico para o desenvolvimento de tecnologias. Testes de laboratório revelaram a chance de aplicar os fios até em implantes para "enganar" o sistema imunológico e evitar reações indesejadas do corpo. Tudo isso espera você no Futurando!

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido, no Brasil, pelo Canal Futura às terças-feiras, às 22h30 com reprise às quartas 16h30, quintas, sábados e segundas; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todas as quartas, às 22h, com reprise às quintas, às 3h15; pela TV Cultura aos domingos às 00h, com reprise todas as quartas às 22h30 ; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.