França e Alemanha testam coração artificial

Equipes dos dois países estão cada vez mais perto de um resultado aplicável em humanos. Esse é um dos destaques desta edição do Futurando.Um projeto na França e outro na Alemanha seguem na corrida pelo desenvolvimento de um coração artificial que o corpo humano reconheça sem problemas e que possa salvar pacientes na fila do transplante. Muitas pessoas nessa situação morrem a espera do órgão. Esse é um dos assuntos em destaque nesta edição do Futurando.

Outra reportagem vai mostrar um sistema em teste no Hospital Universitário de Frankfurt para ajudar médicos e enfermeiros a serem mais rápidos e precisos no trabalho. O sistema, que reúne informações de forma digital, sugere tratamentos e remédios com base nos dados de quem está internado. O software piloto está sendo testado desde 2005 com sucesso.

Se você faz parte da vasta lista de pessoas que ficam gripadas no inverno, principalmente quando a estação é mais severa como no Hemisfério Norte, não pode perder o programa porque vamos explicar as causas. O frio realmente provoca, ou propicia a virose?

Vamos falar também sobre o vitiligo, uma doença sem cura. Tem como minimizar o problema. Sabe como? Preparamos uma matéria para você conhecer algumas formas de tratamento que usam exposição aos raios UV com o objetivo de reduzir a falta de pigmentação em certas regiões do corpo.

O segredo para se manter jovem, segundo uma pesquisa realizada na Alemanha, é estar sempre em movimento, fazer exercícios físicos regularmente. Parece uma conversa antiga, mas a novidade é que não é qualquer tipo de exercício que funciona. Os detalhes estão no Futurando!

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido, no Brasil, pelo Canal Futura às terças-feiras, às 22h30 com reprise às quartas 16h30, quintas, sábados e segundas; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todas as quartas, às 22h, com reprise às quintas, às 3h15; pela TV Cultura aos domingos às 00h, com reprise todas as quartas às 22h30 ; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos