Topo

Que grupos rebeldes lutam em Ghouta Oriental?

Wesley Dockery (as)

21/02/2018 13h13

Combates entre o regime e grupos rebeldes se tornaram mais intensos neste subúrbio de Damasco nos últimos dias. Saiba quais são as principais organizações envolvidas nas lutas.O subúrbio de Ghouta Oriental é uma das últimas áreas sob controle de grupos rebeldes na Síria. Os rebeldes, que lutam para derrubar o presidente Bashar al-Assad, estão sendo bombardeados por jatos militares do governo sírio. As Nações Unidas descreveram os bombardeios como "sofrimento humano absurdo."

Cerca de 400 mil pessoas residem em Ghouta Oriental, um subúrbio de Damasco, e o território controlado pelos rebeldes é de cerca de 100 quilômetros quadrados.

Os grupos rebeldes sírios estão negociando com a Rússia, um dos principais aliados de Assad, para encerrar os bombardeios em Ghouta Oriental.

"Estamos tentando fazer o que pudermos, negociando com os próprios russos para que eles intercedam pelo fim desse massacre", afirmou o chefe da equipe de negociação da oposição síria, Nasr al-Hariri, à agência de notícias DPA.

A violência na região faz parte da ampliação da ofensiva por parte das Forças Armadas de Assad para tentar encerrar a revolta contra o regime, que já se estende por sete anos.

Estes são os três principais grupos rebeldes em Ghouta Oriental:

Jaysh al-Islam: o Jaysh al-Islam, ou Exército do Islã, é uma coalizão baseada na área de Damasco e em Ghouta Oriental. Ele luta para substituir o governo Assad por um governo baseado no sharia (lei islâmica). O fundador do grupo, Zahran Aloush, é o responsável por recrutar muitos dos seus membros e ampliou o arsenal de equipamento militar. Ele foi morto por militares sírios em 2015, num ataque aéreo. O novo líder é Abu Hammam al-Buowadani. Esta é a maior facção rebelde na região de Ghouta Oriental, com cerca de 10 mil a 15 mil membros. O grupo teria recebido dinheiro da Arábia Saudita, mas nega essa alegação.

Faylaq al-Rahman: a Faylaq al-Rahman, ou Legião al-Rahman, também é baseada em Ghouta Oriental e é aliada ao Catar. Ela está ligada ao Exército Livre da Síria, uma das maiores coalizões rebeldes, formada no início da guerra civil, em 2011. A organização se descreve como "uma entidade revolucionária militar objetivando a queda do regime sírio", mas não pretende transformar a Síria num Estado islâmico. O grupo possui mísseis antitanque BGM-71 TOW, de fabricação americana. A organização é rival do Jaysh al-Islam e se aliou à Hay'at Tahrir al-Sham.

Hay'at Tahrir al-Sham: a organização salafista Hay'at Tahrir al-Sham, ou Organização para a Libertação do Levante, é basicamente formada por membros da antiga Frente al-Nusra e já foi acusada de ser a filial local da Al Qaeda. O grupo nega fazer parte da rede terrorista. Ele é liderado por Hasim al-Sheikh, também conhecido como Abu Jabr, e é baseado na cidade de Idlib, no noroeste do país. O organização defende o uso de violência para implementar uma doutrina religiosa ultraconservadora.

_______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App