Topo

Moradores do Rio protestam contra violência

25/02/2018 17h43

Manifestação reúne cerca de 400 moradores da zona sul da cidade e se encerra com protesto em frente ao Palácio Guanabara. Participantes cobram melhorias na segurança.Centenas de pessoas vestidas de branco participaram neste domingo (25/02) de um protesto contra a violência e a favor de mais políticas públicas de segurança no Rio de Janeiro.

Leia mais: Intervenção às pressas no Rio gera dúvidas sobre intenção e eficácia

A manifestação caminhou do Largo do Machado até o Palácio Guanabara, sede do governo estadual, passando por várias ruas do Rio de Janeiro. Segundo o jornal O Globo, cerca de 400 pessoas participaram da caminhada.

O protesto foi convocado por associações de moradores, que se queixaram do aumento da insegurança. A cidade enfrenta uma onda de violência que levou o governo federal a decretar intervenção na área de segurança pública.



Houve reclamações sobre a falta de patrulhamento e cobranças pelo uso da inteligência policial nos bairros de Laranjeiras, Catete, Flamengo e Botafogo. "Há uma sensação de insegurança amparada nos relatos que recebemos. São bandidos de fuzil assaltando pedestres em plena luz do dia, na porta de casa", disse uma das organizadoras do protesto, a fisioterapeuta Bebel Costa.

Os manifestantes criticaram a gestão do governador Luiz Fernando Pezão e do prefeito Marcelo Crivella, cobrando melhorias na cidade, como na iluminação pública, além da destinação de impostos para ações de segurança, como a inteligência policial, a valorização dos agentes e reparos nas viaturas paradas.

Quando o grupo chegou ao Palácio Guanabara foi feito um minuto de silêncio em memória de policiais mortos. Os manifestantes exibiram cartazes com os dizeres "paz", "segurança" e "justiça".

AS/abr/efe/lusa