Topo

Trump diz a congressistas que não devem ter medo do lobby das armas

01/03/2018 08h14

Presidente surpreende ao sugerir medidas que contradizem NRA e pede reforma substancial da legislação sobre armas. Alguns congressistas estão "petrificados" diante do poderoso lobby, afirma.O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta quarta-feira (01/03) ao Congresso a aprovação de uma lei ampla e bipartidária para modificar substancialmente a regulamentação do uso de armamentos no país e diminuir a violência armada nas escolas.

O presidente surpreendeu ao adotar posições contrárias às da Associação Nacional do Rifle (NRA), o poderoso lobby das armas, que financia campanhas de diversos políticos no país, durante encontro na Casa Branca com um grupo de congressistas republicanos e democratas. Trump acusou alguns deles de terem medo da NRA. "Alguns de vocês estão petrificados e não podem estar", afirmou o presidente, dizendo-se disposto a desafiar o lobby das armas em alguns pontos.

Ele sugeriu aumentar de 18 para 21 anos a idade mínima para comprar fuzis semiautomáticos, como o utilizado no tiroteio em Parkland, proposta à qual a NRA se opõe. O presidente também expressou apoio à ampliação das verificações de antecedentes dos compradores de armas e à proibição das vendas dos chamados dispositivos bump-stock, que transformam armas em metralhadoras.

Leia também: Diretora de comunicação da Casa Branca deixará o cargo

Trump sugeriu que, em vez de aprovar diversas leis sobre o tema, o ideal seria elaborar uma medida legislativa única que abordasse vários dos problemas relacionados com os frequentes tiroteios ocorridos em escolas, como o que deixou 17 mortos na cidade de Parkland, na Flórida, no mês passado, e diversos outros que já ocorreram no país.

"Se todos vocês conseguirem se unir e impulsionar uma grande proposta legislativa, creio que podem ter um resultado incrível no Congresso", afirmou o presidente. Em 2013, após um tiroteio em que morreram 20 crianças em Newtown, no estado de Connecticut, o Congresso não aprovou qualquer medida. Dessa vez, porém, Trump disse ver mais chances de sucesso e que ele não hesitará em ratificar a medida.

O medo da NRA

Trump afirmou que os líderes da NRA são patriotas que amam o seu país, mas ressaltou que isso não significa que tenha de estar de acordo com eles. A NRA doou 30 milhões de dólares para a campanha presidencial de Trump em 2016. Em contrapartida, o bilionário prometeu que a associação teria "um amigo na Casa Branca" se fosse eleito.

Na reunião na Casa Branca, o presidente disse aos congressistas que não devem se preocupar com o apoio recebido pelo lobby das armas, dizendo que serão "mais populares se fizerem algo". "[A NRA] tem grande poder sobre vocês. Tem menos poder sobre mim", garantiu.

O senador democrata de Connecticut Chris Murphy, que tentou aprovar um maior controle sobre as armas após o tiroteio de Newtown, disse ao presidente que ele estaria subestimando o poder da NRA, lembrando que o grupo conseguiu bloquear todas propostas que passaram pelo Congresso.

Trump deverá apresentar até o final da semana propostas definitivas para reduzir a violência armada nas escolas, depois de ter lançado algumas sugestões nos últimos dias. A mais controversa foi a ideia de armar "entre 10% e 20%" dos professores do país.

Trump, porém, é conhecido por mudar de opinião ao tratar de temas polêmicos. Em janeiro, em outro encontro com líderes do Congresso na Casa Branca, o presidente afirmou que apoiaria qualquer acordo bipartidário sobre a questão da imigração. Nos dias seguintes, porém, sua administração fez todo o possível para sabotar os esforços de ambos aos partidos.

RC/lusa/ap

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App