PUBLICIDADE
Topo

Lula ameaça processar Netflix por série sobre Lava Jato

Heuler Andrey/AFP
Imagem: Heuler Andrey/AFP

29/03/2018 11h20

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou na quarta-feira (28) que vai processar o portal de streaming Netflix devido a supostas mentiras propagadas pela série O Mecanismo, inspirada no escândalo de corrupção revelado pela Operação Lava Jato.

"Nós vamos processar a Netflix. Nós não temos que aceitar isso, e eu não vou aceitar", afirmou Lula em discurso em Curitiba, no encerramento de sua caravana pelo sul do país.

Ele afirmou que a série é "mais uma mentira” que inventaram contra ele e o PT. "Há anos eu já ouvia dizer que a Globo estava fazendo um documentário para passar na Netflix, para não aparecer a cara da Globo", disse o ex-presidente.

Desde seu lançamento, O Mecanismo, nova série de José Padilha, que também dirigiu Narcos e Tropa de Elite, provocou controvérsia e severas críticas, principalmente de setores da esquerda. Disponível desde a última sexta-feira na plataforma de streaming Netflix, a obra motivou o cancelamento do serviço por assinantes contrariados e a publicação de um artigo crítico pela ex-presidente Dilma Rousseff.

O Mecanismo acompanha a investigação policial num período que coincide com os mandatos de Lula e Dilma. A série retrata ambos os presidentes com nomes fictícios, atribuindo-lhes um conhecimento profundo dos mecanismos de corrupção envolvendo senadores, empresários e diversas figuras partidárias, da esquerda à direita.