Dicas de turismo em Colônia

Carlos Albuquerque

Tão antiga e ao mesmo tempo tão jovem. De dia e de noite, Colônia é cidade de artistas, mídia, música, compras e Carnaval, sem esquecer a famosa catedral gótica e as relíquias dos Três Reis Magos.Dizem que ela é a cidade mais ao norte da Itália. E, de fato, Colônia foi fundada pelos romanos há mais de 2 mil anos. A presença latina, no entanto, não se nota somente nas ruínas milenares espalhadas pelo centro histórico, mas também no espírito alegre e descontraído dos colonianos.

Colônia é a cidade do Carnaval, da água-de-colônia, da cerveja e do dialeto kölsch, de igrejas românicas e de uma imponente catedral gótica com as relíquias dos Três Reis Magos. Ela também é palco dd maior feira de games do mundo Gamescom, e sede de importantes empresas de mídia e entretenimento.

Leia também: Roteiro de três dias em Colônia

Tudo isso faz de Colônia algo único na Alemanha. Com cerca de 1,1 milhão de habitantes (por volta de 3,6 milhões na região metropolitana, que também inclui Bonn), a cidade possui uma forte cena gay e a maior parada LGBT da Europa. Com uma agitada vida noturna e gastronômica, a metrópole renana disputa com Berlim o título de cidade mais descolada da Alemanha.

Na quarta maior cidade do país, há também dezenas de importantes galerias, feiras de arte e museus para todos os tipos de aficionados e, para muitos que a visitam, é um dos melhores locais para fazer compras na Europa.



Melhor época para visitar

Em relação a outras cidades da Alemanha, Colônia possui um clima relativamente ameno. E isso também vale para o inverno. Dezembro é um ótimo mês para visitar a cidade e conhecer uma de suas espetaculares feirinhas de Natal.

De maio a setembro, as temperaturas ultrapassam os 20°C. É a melhor época para flanar pela cidade, sentar-se nos cafés ou num biergarten ou passear ao longo do rio Reno.

O verão também é época de festas. Além da famosa parada LGBT de Colônia, conhecida como CSD (Christopher Street Day), que acontece sempre no primeiro fim de semana de julho, há também o Kölner Lichter (Luzes de Colônia), espetáculo de queima de fogos no rio Reno em meados de julho. Nos últimos anos, o chamado Carnaval de Verão também tem atraído cada vez mais pessoas para a cidade no início de setembro.

Oficialmente, a temporada de Carnava começa em novembro, mais precisamente às 11h11 do dia 11/11. Nessa data, a festa se espalha por todos os lados. A partir daí, as diversas associações carnavalescas passam a se reunir e a se apresentar semanalmente. Tudo isso culmina no maior Carnaval de rua da Alemanha, tradicionalmente em fevereiro ou março.

Além de ser uma das cidades mais quentes da Alemanha, Colônia também é uma das mais chuvosas. Então, não se esqueça de trazer um guarda-chuva. E isso vale para todas as estações do ano.



Onde se hospedar

O centro histórico de Colônia (Kölner Innenstadt) abrange tanto a margem esquerda do rio Reno – onde se localiza a maioria dos hotéis, restaurantes e atrações turísticas – quanto a direita, com o bairro de Deutz, interligado com a catedral pela Ponte Hohenzollern, a famosa ponte dos "cadeados do amor". De forma geral, pode-se dizer que as hospedagens situadas nessa região são todas centrais, pois de lá se pode ir a pé para as principais atrações.

A área em torno da catedral é uma das mais procuradas, mas também uma das mais caras. Por trás da Estação Central também se encontram várias possibilidades de hospedagem, ainda bastante centrais e mais em conta.

Ao longo do Reno, há também diversos hotéis, próximos de bares e restaurantes ao ar livre. É uma boa opção para quem visita a cidade no verão. Mas é sempre bom checar se não há algum evento na cidade, pois em época de feiras, Carnaval e CSD tudo fica mais caro.

Para quem quer conhecer também a Colônia mais descolada, uma boa opção é ficar no Belgisches Viertel (Bairro Belga), próximo à estação de metrô Rudolfplatz. Ali se encontram inúmeros bares, clubes e restaurantes, assim como muitos hotéis e uma infinidade de lojas.

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos