Dicas de turismo em Stuttgart

Carlos Albuquerque

Com mais de mil anos de história, metrópole do sul da Alemanha já foi um haras, a capital de um reino e hoje, além de ser polo da indústria automotiva, atrai cada vez mais turistas com oferta cultural e gastronômica.Quase todas as postagens sobre Stuttgart em guias ou blogs de turismo começam com a observação de que, entre as grandes cidades alemãs, a capital de Baden-Württemberg é mais conhecida por sua indústria automotiva do que por suas atrações turísticas.

No entanto, a metrópole da região da Suábia, localizada em meio a florestas, vem atraindo cada vez mais turistas nos últimos anos. Além dos parques e fontes com água mineral, seus palácios, museus, teatros e galerias fazem de Stuttgart uma cidade cultural vibrante. Sem falar na sua potência econômica: com seus 630 mil habitantes (por volta de 2,7 milhões na área metropolitana), a capital de Baden-Württemberg é hoje um dos maiores centros econômicos da Europa.

Leia também: Roteiro de três dias em Stuttgart

Tudo começou com uma estrebaria, há pouco mais de mil anos – o nome da cidade remonta a Stutengarten (literalmente, "jardim das éguas"), estabelecida ali no século 10. Desde então, Stuttgart foi centro do ducado e do reino Württemberg, transformando-se finalmente na capital do estado de Baden-Württemberg, após a Segunda Guerra.

Hoje, a cidade abriga a sede mundial de empresas como Daimler, Porsche e Bosch. A indústria automotiva também atraiu centenas de firmas para a região de Stuttgart e a ela se devem duas importantes atrações da cidade: o Museu da Mercedes-Benz e o Museu da Porsche.



Mas Stuttgart não agrada somente aos fãs dos carros. Prédios como o Palácio Novo (Neues Schloss), o Palácio Velho (Altes Schloss), o mercado público Markthalle e o conjunto habitacional Weissenhofsiedlung são um deleite para quem aprecia ediícios históricos e modernistas. Além dos inovadores museus de automóveis, uma visita ao Kunstmuseum e à Staatgalerie vale a pena não somente pela arquitetura, mas principalmente pelos acervos.

Além de centenas de fontes em inúmeras praças, Stuttgart também é repleta de escadarias (Stäffele) que levam às diversas colinas, muitas delas cobertas com vinhedos. A cidade se situa num vale, e, além de oásis verdes, elevações como Höhenpark Killesberg, Karlshöhe e Weissenburgpark oferecem uma vista fantástica sobre a cidade, a Floresta Negra e os Alpes.

Outra vista privilegiada é oferecida pela Torre de Televisão (Fernsehturm). Com uma plataforma de observação situada a 150 metros de altitude, a torre não é somente uma das mais antigas do mundo do seu tipo, mas também uma atração turística que se tornou símbolo da metrópole suábia.

Em termos de gastronomia, Stuttgart também tem muito a oferecer. A região é conhecida por seus vinhos Riesling, Trollinger e Spätburgunder, sua cerveja Hofbräu e Dinkellacker, além de pratos tradicionais como Maultaschen e Spätzle. Você pode saboreá-los num dos muitos Weinstuben (bares de vinho) da cidade ou em festas populares como a Cannstatter Volksfest (Wasen), a "Oktoberfest" de Stuttgart, ou no tradicional festival de vinhos Weindorf.

Melhor época para visitar

Os meses mais quentes, entre maio e setembro, são os mais agradáveis para quem quer flanar pela cidade e passear nas colinas e vinhedos da capital de Baden-Württemberg.

É nessa época também que acontecem diversas festividades pela cidade, como o tradicional festival do vinho Weindorf. Mas é bom lembrar que esse também é o período mais chuvoso. Julho é o mês mais quente, e janeiro, o mais frio.

Outra importante festividade da cidade é a Cannstatter Volksfest, também conhecida como Wasen e que é realizada entre final de setembro e início de outubro, atraindo milhões de visitantes. Na festa, você vai poder se deliciar com a cerveja, o vinho e comidas típicas da região da Suábia.

Para os amantes da neve, uma parada em Stuttgart também pode ser interessante a caminho de uma das muitas estações de esqui nos meses de inverno. E, na época natalina, vale a pena conhecer a tradicional Feira de Natal da capital de Baden-Württemberg.

Onde se hospedar

Como um dos principais polos econômicos da Europa, a capital de Baden-Württemberg é mais conhecida por ser sede mundial de firmas como Daimler ou Bosch do que por seu potencial turístico.

Nos últimos anos, no entanto, isso vem mudando. E cada vez mais hotéis estão sendo construídos na cidade da região da Suábia. Para quem quer visitar Stuttgart, é sempre bom fazer uma reserva, já que muitas vezes os hotéis estão ocupados pelo público de negócios.

A região do centro (Mitte) é, sem dúvida, a mais interessante para se hospedar. Ali se localizam muitas das atrações turísticas da cidade, como a praça Schlossplatz, o Palácio Novo (Neues Schloss) e o Palácio Velho (Altes Schloss). Além disso, a proximidade com a Hauptbahnhof facilita o deslocamento tanto dentro de Stuttgart quanto para os arredores.

E para quem quer sair à noite, na região central está o teatro Staatstheater com sua tríplice oferta de ópera, balé e teatro. Ali se encontra também a agitada rua Theodor Heuss Strasse.

Pernoitar nas imediações da prefeitura (Rathaus) também é uma boa pedida, pois além de o visitante poder conhecer a pé as atrações turísticas do centro, a área em torno da fonte Hans-im-Glück-Brunnen é considerada o bairro hipster de Stuttgart, atraindo turistas e residentes de manhã à noite.

Bem perto dali, os bairros Heusteigviertel e o Leonhardsviertel, esse último até pouco tempo atrás conhecido por seus bordéis, estão se tornando cada vez mais uma região de bares, clubes e restaurantes.

Próximo a Stuttgart há também pequenas localidades que vale a pena conhecer e em que é possível se hospedar, como Esslingen, idílica cidade medieval a dez quilômetros do centro da capital de Baden-Württemberg.

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App | Instagram

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos