Topo

Löw: "Neuer tem treinado sem restrições"

25/05/2018 11h47

Goleiro e capitão da seleção da Alemanha treina normalmente e não sente incômodo com exercícios de alto impacto. Treinador alemão se mostra feliz com o progresso, mas reitera que Neuer precisará estar 100% para a Copa.O treinador da seleção da Alemanha, Joachim Löw, afirmou nesta sexta-feira (25/05) acreditar que o goleiro Manuel Neuer estará pronto para a Copa do Mundo na Rússia, mas reiterou que só incluirá o capitão da Nationalelf na convocação final de 23 atletas se ele estiver "100% em forma".

Neuer segue se recuperando de uma fratura no pé esquerdo, que fez com que o goleiro do Bayern de Munique perdesse a maior parte da temporada europeia. Nas sessões de treinamentos na preparação da Nationalelf, Neuer tem deixado uma boa impressão. No entanto, ele precisa urgentemente de prática de jogo – sua última partida foi em 16 de setembro contra o Mainz, pela Bundesliga.

"Neuer treinou normalmente na última semana no Bayern de Munique. Parece tudo muito bem. Não há problemas, nem quando faz movimentos de alto impacto, como saltos", disse Löw, em entrevista coletiva no campo de treinamento da seleção alemã no Tirol do Sul, no norte da Itália. "Mas vamos aguardar a evolução dia após dia. Ele deve provar que não tem absolutamente nenhum empecilho. Ele só estará no time quando tivermos a certeza de que está 100%."

O treinador alemão confirmou que o meia Mesut Özil – com dores nas costas – e o zagueiro Jérôme Boateng – com lesão muscular na virilha – também estão progredindo em suas recuperações. Colega de Bayern de Munique e atualmente a principal dúvida na questão física, Boateng não poupou elogios a Neuer.

"Faz uma diferença se é Neuer ou outro que está no gol", disse o zagueiro de 29 anos. "Ele é o melhor goleiro do mundo. Os outros também são muito bons, Marc-André ter Stegen evoluiu extraordinariamente, mas Neuer passa uma tranquilidade diferente do que qualquer outro."



Löw busca forçar ações de mano a mano

Löw também disse esperar que muitos adversários enfrentarão a Alemanha de forma muito defensiva e que está levando isso em conta nos treinamentos. "Sabemos que enfrentaremos defesas baixas e bem organizadas", disse. "Portanto, trabalharemos duro para desmembrar o oponente em situações de um contra um e para fazermos as movimentações corretas."

Por fim, Löw elogiou o meia Toni Kroos, a cabeça pensante no meio-campo da Nationalelf e que participará da final da Liga dos Campeões, neste sábado, em Kiev. O meia do Real Madrid é o único dos 27 pré-convocados que não está no Tirol do Sul com a seleção alemã.

"Ele amadureceu muito nos últimos anos, especialmente por jogar no exterior por um clube tão expressivo", afirmou Löw. "Ele está sempre centrado, composto, tem ideias claras e trabalha muito profissionalmente. Ele é absolutamente crucial para nós. Ele lidera a equipe a partir de sua posição."

Em 2 de junho, os comandados de Löw têm um amistoso contra a Áustria (O Brasil enfrenta os austríacos em 10 de junho), em Klagenfurt. Dois dias depois, em 4 de junho, Löw anunciará a lista final com os 23 atletas que buscarão o pentacampeonato mundial na Rússia – um goleiro e três jogadores de linha serão cortados.

Com o elenco escolhido, Löw terá um último teste antes de viajar para a Rússia ao enfrentar a Arábia Saudita, em 8 de junho, em Leverkusen. A viagem para Moscou – base da seleção alemã durante a Copa – está marcada para 12 de junho.

Na primeira fase, a Alemanha estreia contra o México, em 17 de junho, no estádio Lujniki, o mesmo em que será disputada a grande final. Na sequência, joga contra a Suécia, em 23 de junho, em Sóchi, e encerra a fase de grupos contra a Coreia do Sul, em 27 de junho, em Kazan.

PV/dpa/sid/ots

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App | Instagram