PUBLICIDADE
Topo

Jovens transgêneros na Alemanha

21/06/2018 05h15

Conheça Leon, o menino que desafiou a natureza biológica feminina para viver a verdadeira identidade de gênero. Saiba o que mais vai ser destaque no programa.O Futurando desta semana conta a história de Leon, um adolescente alemão que nasceu no corpo errado, um corpo de menina, e que lutou para levar adiante a vontade de se tornar um transgênero. Ele teve a ajuda de especialistas de diversas áreas. Os pais adotivos, apesar de terem sonhado com uma filha mulher, apoiaram Leon em todas as fases da transformação.

A discussão sobre gênero não só é atual, como também é delicada. Estaria na nossa anatomia cerebral a explicação para as diferenças de comportamento entre homens e mulheres? Um tem mesmo capacidades que o outro não tem? Por quê? São perguntas que cientistas estão tentando responder, embora alguns considerem que melhor mesmo seria nos concentramos nas nossas semelhanças.

O programa mostra ainda a rotina de uma paciente diagnosticada com epilepsia depois dos 40 anos de idade. Ela teve que se adaptar e aprender a conviver com lapsos de memória e convulsões diárias. A doença crônica tem controle, mas não tem cura. Você vai ver os desafios de quem sofre ataques epiléticos e os tipos de tratamento.

E sabe aquela expressão "cabeça de gordo”? Vamos explicar por que ela faz todo sentido. Cientistas descobriram que a resposta para o emagrecimento pode estar no nosso cérebro. O sobrepeso é associado a um distúrbio de ordem neurológica, que não deixa a pessoa perceber às vezes quando está saciada ou não.

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido, no Brasil, pelo Canal Futura às terças-feiras, às 22h30 com reprise às quartas 16h30, quintas, sábados e segundas; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h00 e aos domingos às 17h; pela TV Brasil todas as terças, às 21h45, com reprise às quintas, às 3h15; pela TV Cultura aos domingos às 00h, com reprise todas as quartas às 22h30 ; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.