Topo

Europol aproveita Copa do Mundo para tentar capturar criminosos

Lewis Sanders (av)

12/07/2018 13h47

Em busca de pistas da população, Serviço Europeu de Polícia divulga rostos dos bandidos mais procurados do continente em jogo interativo baseado no Mundial de futebol. Instituição vem apostando em métodos não ortodoxos.O Serviço Europeu de Polícia, ou Europol, lançou nesta quinta-feira (12/07) uma iniciativa para capturar os criminosos mais procurados da União Europeia, através de um jogo interativo baseado na Copa do Mundo de futebol.

"Vinte e cinco bandidos perigosos, fugindo da polícia, entraram na 'Copa dos Mais Procurados da Europa', com a intenção de se tornarem tão conhecidos quanto alguns dos jogadores verdadeiros. Quanto mais gente vir os rostos deles, maiores são as chances de serem presos", anuncia a Europol.

Até o próximo sábado, a agência europeia e os serviços policiais nacionais vão postar, nas plataformas de mídia social, códigos a serem usados para revelar os "jogadores" do "esquadrão do crime", uma coleção de criminosos procurados pelas autoridades de toda a Europa.

Mais da metade dos listados é procurada por homicídio, os demais, por narcotráfico em grande escala, assalto à mão armada ou fraude.

Jan Op Gen Oorth, porta-voz da Europol, revela que o projeto nasceu da ideia de que poucos membros do público veem quem são os criminosos mais procurados da UE. "Não basta que só os agentes de polícia e penais vejam essa lista. Consideramos essencial que o público saiba sobre essas pessoas."

Embora há anos a polícia empregue a população como uma de suas fontes de informações, através de linhas telefônicas diretas, as iniciativas na internet, sobretudo nas redes sociais, proporcionam maior acesso público.

Segundo a Europol, iniciativas interativas anteriores levaram a pelo menos seis prisões, sendo três na campanha do Natal de 2016, e as restantes na de cartões postais do verão de 2017.

"A experiência tem nos mostrado que um tom mais original é necessário para atrair visitantes ao website [dos mais procurados da Europol]", conta Oorth. "Manter um número alto de visitantes é importante para elevar as chances de colocar esses criminosos atrás das grades."

Resultados encorajadores

No passado, a Europol empregou outros métodos não ortodoxos, aproveitando o que Oorth denomina "inteligência da multidão". Em 2017, ela lançou uma iniciativa de combate ao abuso sexual infantil pedindo a ajuda da população na localização de determinados objetos.

"As pistas mais inocentes podem ajudar a resolver um caso. Os objetos eram todos tirados do fundo de uma imagem de material sexual explícito, envolvendo menores", explica.

Em junho, o serviço policial da UE anunciou que recebera mais de 21 mil pistas graças a sua campanha "localize o objeto". "Foi a primeira vez que usamos a sabedoria do público em geral para tentar proteger crianças de abuso e exploração", revela Catherine De Bolle, diretora executiva da Europol.

Em sua opinião, "com 21 mil pistas e diversas investigações em curso, esse excelente resultado nos encoraja a continuar incessantemente com nossos esforços para manter seguras as nossas crianças". Oorth vai mais longe: para ele, acionar a inteligência da multidão contra criminosos é "o futuro da execução penal".

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App | Instagram