Topo

Cartunista israelense é demitido por retratar Netanyahu como porco

26/07/2018 12h34

Fazendo referência a clássico de George Orwell, ilustração publicada pela revista "The Jerusalem Report" critica lei que define Israel como o Estado do povo judeu. Sindicato dos Jornalistas do país condena demissão.A revista israelense The Jerusalem Report dispensou um cartunista após ele retratar o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, e outros políticos de direita como porcos, em alusão ao clássico A Revolução dos Bichos, do escritor inglês George Orwell.

O jornal The Jerusalem Post, proprietário da revista, anunciou em comunicado nesta quinta-feira (26/07) que a decisão de não comprar mais ilustrações do freelancer Avi Katz foi tomada pois alguns de seus cartuns provocaram "reações raivosas".

Katz retratou Netanyahu e legisladores do partido conservador Likud, do premiê, com cabeças de porcos, junto a uma citação da obra de Orwell: "Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que outros."

A ilustração é uma crítica auma controversa lei aprovada na última quinta-feira pelo Parlamento israelense, que define Israel como "a terra natal histórica do povo judeu", ao qual é atribuído o direito exclusivo à autodeterminação.

A lei relega o árabe, anteriormente considerado uma das línguas oficiais, meramente a um status especial. Legisladores árabes criticaram a legislação como racista, afirmando que ela legaliza o "apartheid" no país e abre caminho para práticas discriminatórias.

Sobre a nova legislação, Netanyahu prometeu assegurar que todos os direitos civis fossem protegidos, mas afirmou que "a maioria também tem direitos, e a maioria decide".

"Um cartum mostrando líderes israelenses com cabeças de porcos causa danos e incitação, e não tem espaço em nenhuma de nossas publicações", disse o The Jerusalem Post.

O Sindicato dos Jornalistas de Israel foi contra a atitude da revista. "Prejudicar um jornalista por expressar uma opinião, ainda mais com o aval de seus editores, é um passo perigoso que não deve ser aceito", afirmou em posicionamento na quarta-feira.

Alguns críticos acusaram o cartum de fazer referência a tropas antissemitas que retratavam judeus como porcos.

Escrito durante a Segunda Guerra Mundial e publicado em 1945, A Revolução Dos Bichos conta a história de animais de uma granja que se revoltam contra seus donos humanos, mas, com o tempo, a revolução se torna uma tirania ainda mais opressiva que a dos humanos.

PJ/dpa/ap

____________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App | Instagram | Newsletter