Topo

O que pode acontecer com um planeta dois graus mais quente?

27/07/2018 10h23

Mínima alteração na temperatura já poderia produzir no clima da Terra transformações drásticas. Veja o que mais vai ser notícia no Futurando.O Futurando desta semana vai mostrar as possíveis consequências ambientais de uma elevação de dois graus na temperatura do planeta até o fim deste século. O cenário que a ciência prevê é alarmante, com mudanças capazes de afetar o clima de maneira drástica. O risco reforça a importância de reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

Um futuro com a Terra mais aquecida não vai poupar quase nenhum tipo de vida. A diversidade de espécies ficaria ameaçada. Vamos responder, portanto, a pergunta: por que, afinal, é importante que haja tantas espécies diferentes? Duas palavras resumem a discussão: cadeia alimentar. Veja mais sobre o tema nesta edição.

No programa tem ainda uma reportagem sobre uma tartaruga em perigo na Amazônia peruana. Trata-se da tartaruga tracajá. As pessoas saqueiam os ninhos delas porque os ovos são uma iguaria da culinária. Só que isso já se tornou um problema ambiental.

Na edição desta semana você acompanha também uma viagem a Cozumel, um paraíso azul perturbado pela presença massiva dos barcos de cruzeiros marítimos. E com eles, claro, chegam os turistas. Apesar de levarem dinheiro para a ilha mexicana, prejudicam o ecossistema local de forma irreversível. Os corais são as grandes vítimas.

O Futurando não apresenta só problemas não. Vamos dar o exemplo de uma solução. Um ativista ambiental de Uganda, na África, deu um jeito de envolver toda uma comunidade na proteção do meio ambiente. Como se trata de uma comunidade mais pobre, a ideia foi implementar um projeto que garantisse renda para as famílias.

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido, no Brasil, pelo Canal Futura às terças-feiras, às 22h30 com reprise às quartas 16h30, quintas, sábados e segundas; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todas as terças, às 21h45, com reprise às quintas, às 3h15; pela TV Cultura aos domingos às 00h, com reprise todas as quartas às 22h30 ; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.