Topo

Erdogan rechaça ameaças de Trump no caso Brunson

29/07/2018 06h49

Após advertências de seu secretário de Estado e vice-presidente, líder americano prometeu "sanções significativas" caso Ancara não liberte pastor protestante acusado de espionagem. Presidente turco afirma que não cederá.Depois de o presidente americano, Donald Trump, ter ameaçado a Turquia com "sanções significativas", caso não libertasse "imediatamente" o pastor Andrew Brunson, seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou que seu país não cederá.

"Não vamos recuar, se confrontados com sanções", citou-o neste domingo (29/07) o diário turco Hürriyet. "Os Estados Unidos não devem esquecer que podem perder um parceiro forte e sincero como a Turquia, se não mudarem de atitude." Ancara é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

A prisão do pastor americano Andrew Brunson, que organizou uma igreja protestante na cidade de Izmir, é um dos muitos casos que têm prejudicado a relação entre os dois países.

As autoridades turcas lhe imputam terrorismo e espionagem para o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), classificado como "organização terrorista" pelo governo Erdogan, e para o religioso Fethullah Gülen. Exilado nos EUA desde 1999, o oposicionista Gülen é acusado de ser o mentor da tentativa frustrada de golpe de Estado de julho de 2016 na Turquia.

Andrew Craig Brunson, que rejeita as acusações, corre o risco de receber pena de até 35 anos de prisão. Preso em outubro de 2016, seu julgamento já transcorre desde o segundo trimestre do ano corrente. Devido a "problemas de saúde", ele foi colocado em prisão domiciliar na quarta-feira, por decisão de um tribunal turco.

Antecedida por advertências de figuras do gabinete americano como o secretário de Estado, Mike Pompeo, e o vice-presidente, Mike Pence, a vaga ameaça de sanções por Trump aumenta a tensão entre Ancara e Washington. Já na quinta-feira, Ancara alertara Washington que "pode não alcançar o resultado desejado ameaçando a Turquia".

AV/rtr,afp,lusa

____________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App | Instagram | Newsletter