Topo

Ladrões roubam duas coroas do século 17 e fogem em lanchas e jet-skis na Suécia

Artefatos do século 17 roubados de catedral na Suécia - Policia sueca/AFP
Artefatos do século 17 roubados de catedral na Suécia Imagem: Policia sueca/AFP

01/08/2018 18h12

Duas históricas coroas pertencentes a reis suecos do século 17 foram roubadas da Catedral de Strangnas, no sul da Suécia, anunciou nesta quarta-feira (1º) a polícia do país. Dois suspeitos, que ainda não foram identificados, estão sendo procurados.

O crime ocorreu na terça (31) em plena luz do dia. As duas coroas fazem parte do traje fúnebre do rei Carlos 9º, que morreu em 1611, e de sua esposa, a rainha Cristina, que faleceu 14 anos mais tarde. As peças valiosas estavam expostas na catedral com sistema de segurança e alarme antirroubo. Na hora do crime, havia outras pessoas visitando o local.

"O alarme disparou quando os ladrões quebraram o vidro de segurança", afirmou a porta-voz da catedral, Catharina Frojd.

Segundo a polícia, as câmeras de segurança registraram duas pessoas saindo por volta das 12h (hora local) da igreja e pulando numa lancha ou em jet-skis atracados no lago Malar, vizinho à catedral.

Ao sair da catedral, para chegar ao lago, os ladrões usaram duas bicicletas pretas, que também foram roubadas, equipadas com um cesto e um assento de criança. A polícia fez buscas com mergulhadores no lago nesta quarta-feira.

"Estamos buscando em todas as direções", garantiu o porta-voz da polícia de Estocolmo, Thomas Agnevik.

As duas coroas são de ouro, embora a Carlos 9º seja maior e tenha ornamentos em prata, além de joias e pérolas. De acordo com Maria Ellior, do Departamento Nacional de Operações da polícia, os itens são "impossíveis de vender". Ellior afirmou à agência de notícias sueca TT que só resta especular sobre as intenções dos ladrões para as peças.

Lars Amreus, do Conselho do Patrimônio Nacional da Suécia, classificou o roubo com uma grande perda ao país e destacou que os objetos tinham um enorme valor imaterial.

Em 2013, outro roubo de caraterísticas semelhantes também ocorreu na Suécia, quando foram levadas de Vasteras, uma coroa e um centro do traje fúnebre do rei João 3º. Os dois objetos foram encontrados dias depois em sacos de lixo à beira de uma estrada após uma denúncia feita para a polícia.

Com 13 mil habitantes, localizada a 60 quilômetros de Estocolmo, Strangnas é um popular destino turístico por sua catedral de estilo gótico e uma rua que é considerada a mais bonita da Suécia.