Topo

Incêndios nos arredores de Berlim podem ter sido criminosos

25/08/2018 10h24

Boa parte do fogo que obrigou centenas de pessoas a deixar suas casas em vilarejos próximos da capital alemã está sob controle. Mas bombeiros dizem que "todas as indicações" sugerem que incêndio foi intencional.Autoridades alemãs afirmaram neste sábado (25/08) que fizeram progressos na luta contra um grande incêndio florestal nos arredores de Berlim, mas uma área em torno de dois vilarejos evacuados continua instável.

O incêndio perto da cidade de Treuenbrietzen, no estado alemão de Brandemburgo, começou na quinta-feira à tarde e rapidamente se espalhou por florestas de pinheiros que estavam ressecadas devido à estiagem e a um verão excepcionalmente quente.

Christian Stein, funcionário do distrito de Potsdam-Mittelmark, disse neste sábado que "conseguimos durante a noite controlar o fogo", com algumas grandes áreas extintas.

Os moradores de um terceiro vilarejo evacuado, Frohnsdorf, foram autorizados a voltar para casa na sexta-feira, mas em torno de Klausdorf e Tiefenbrunnen, o incêndio continuou a se alastrar.

Cerca de 600 bombeiros estão combatendo as chamas que tomaram conta de cerca de 400 hectares de floresta pouco povoada, depois de se iniciar a cerca de 50 quilômetros a sudoeste da fronteira de Berlim.

Incêndio suspeito

A causa do incêndio permanece incerta, mas as autoridades anunciaram na noite de sexta-feira que "todas as indicações" sugerem que possa se tratar de um incêndio criminoso.

Raimund Engel, funcionário encarregado de incêndios florestais do estado de Brandemburgo, disse que o vento diminuiu, facilitando a contenção do fogo. "O fogo não está se espalhando mais", disse Engel. "Espero que não comece novamente a ventar", acrescentou.

O corpo de bombeiros de Brandemburgo disse que serão necessários vários dias para extinguir completamente o incêndio florestal.

Moradores da capital foram aconselhados a manter suas janelas e portas fechadas, enquanto a fumaça do incêndio continuar soprando em direção a Berlim.

Munições não detonadas da Segunda Guerra Mundial e da era soviética complicaram os esforços de combate ao incêndio, que fez com que algumas delas explodissem devido ao fogo.

CA/ap/afp/dpa/dw

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp

| App | Instagram | Newsletter