PUBLICIDADE
Topo

Estátua de Erdogan surpreende moradores de cidade alemã

28/08/2018 12h31

Com quatro metros de altura, efígie dourada do presidente turco instalada em Wiesbaden causa perplexidade. Parte de bienal de arte, instalação é coberta de pichações, e prefeitura recebe reclamações.Uma estátua de quatro metros de altura do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, foi erguida em Wiesbaden, para surpresa e perplexidade de grande parte dos residentes da cidade no sudoeste da Alemanha. A estátua foi coberta de pichações ofensivas.

A enorme efígie instalada na Platz der Deutschen Einheit (Praça da Unidade Alemã), no centro da cidade, retrata Erdogan com o braço direito erguido. A pose lembra a da famosa estátua do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, derrubada pelas forças militares americanas em 2003, durante a invasão do Iraque.

A estátua de Erdogan é uma instalação que faz parte da Bienal de Arte Contemporânea de Wiesbaden, mas foi erguida sem o conhecimento das autoridades municipais, segundo relatou um porta-voz de Wiesbaden à agência alemã de notícias DPA nesta terça-feira (28/08). A edição atual do festival de arte ocorre sob o lema "Más notícias".

"Recebemos ligações telefônicas de uma série de cidadãos perplexos – não está claro para a população que [a estátua] faz parte da Bienal", disse o porta-voz.

O jornal local Wiesbadener Kurier noticiou que as autoridades municipais autorizaram a estátua, mas não sabiam que o presidente turco seria a personalidade representada.

Erdogan tem uma visita oficial a Berlim marcada para o próximo mês. Muitos alemães se opõem à visita do presidente turco devido a suas tendências autoritárias e tentativas de conquistar apoio político entre a numerosa minoria turca da Alemanha.

Cem Özdemir, líder do oposicionista Partido Verde da Alemanha e descendente de turcos, disse em julho que Erdogan transformou a Turquia "numa espécie de Turcomenistão ou Azerbaijão, com censura, despotismo, nepotismo e autocracia".

PV/ap/dpa

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp |

App | Instagram | Newsletter