PUBLICIDADE
Topo

Berlim cerca feira de Natal onde ocorreu atentado em 2016

22/11/2018 16h27

Cestos gradeados de metal e sacos de areia formam "fortaleza" em torno do mercado de Natal perto da igreja Gedächtniskirche, onde um terrorista executou um atentado com caminhão em 2016, matando 12 e ferindo mais de 70.Os preparativos para o mercado de Natal nas proximidades da igreja Gedächtniskirche, em Berlim, incluem este ano medidas severas de proteção contra o tipo de ataque terrorista na capital alemã em 2016.

Com o objetivo de testar um novo conceito de segurança, enormes cestos gradeados de metal e sacos de areia vão formar uma fortaleza em torno da praça Breitscheidplatz, onde o tunisiano Anis Amri executou um atentado com um caminhão roubado, com o qual ele avançou sobre as barracas do mercado de Natal, matando 12 pessoas e ferindo mais de 70 no dia 19 de dezembro de 2016.



A partir esta segunda-feira (19/11), operários enfileiraram mais de cem cestos gradeados quadrados, que estão sendo preenchidos com sacos de areia. As laterais e os acessos para pedestres já haviam sido bloqueados com pilastras de metal.

As medidas podem proteger de ataques com caminhões de até 40 toneladas e custarão cerca de 2,5 milhões de euros à cidade.

Na data em que se lembra o ataque, 19 de dezembro, está planejada a realização de uma cerimônia em memória das vítimas. Haverá também um minuto de silêncio e, à noite, uma missa.

Os mercados de Natal deste ano em Berlim deverão estar abertos a partir da próxima segunda-feira.

RK/dpa/afp

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| WhatsApp | App | Instagram | Newsletter