Topo

Brasil e México iniciam livre-comércio de veículos leves

19/03/2019 13h51

Entra em vigor medida que permite a importação e exportação de automóveis e autopeças sem a imposição de tarifas ou limitações quantitativas. Governo diz querer acordos mais abrangentes entre os dois países.Passa a valer a partir desta terça-feira (19/03) um acordo entre Brasil e México que estabelece o livre-comércio de automóveis e autopeças entre os dois países. Isso permitirá a importação e exportação de automóveis sem a imposição de tarifas ou limitações quantitativas.

O fim do regime de cotas para automóveis, comerciais leves e peças correspondentes estava previsto em acordo firmado em 2015. A medida anula também a chamada lista de exceções, que previa regras de origem específicas para as autopeças.

Além disso, as restrições aos veículos pesados, como caminhões e ônibus, deixarão de valer no próximo ano. As negociações referentes a essas barreiras deverão ser reforçadas nos próximos meses.

Em nota conjunta, os Ministério da Economia e das Relações Exteriores afirmam que a medida está prevista no Acordo de Complementação Econômica nº 55 (ACE-55), que regula o comércio automotivo e a integração produtiva entre os dois países desde 2002.

Segundo o comunicado, o retorno do livre comércio entre Brasil e México é um "passo importante para aprofundar o relacionamento comercial entre as duas maiores economias da América Latina".

"O governo brasileiro tem grande interesse em ampliar o livre comércio com o México para outros setores, tanto industriais quanto agrícolas, com a inclusão de matérias sanitárias e fitossanitárias, facilitação de comércio e barreiras técnicas ao comércio, conforme compromisso assumido anteriormente nas negociações do Acordo de Complementação Econômica nº 53" afirma a nota dos ministérios.

O comunicado diz ainda que "o governo brasileiro pretende retomar as negociações para um acordo mais abrangente de livre comércio com o México, paralisadas desde 2017.”

RC/abr/ots

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| WhatsApp | App | Instagram | Newsletter