Topo

Rússia lança telescópio espacial alemão para mapear cosmo

Rússia lança telescópio espacial alemão para mapear cosmo - Russian space agency Roscosmos/Handout via Reuters
Rússia lança telescópio espacial alemão para mapear cosmo
Imagem: Russian space agency Roscosmos/Handout via Reuters

13/07/2019 15h23

Rússia lançou com sucesso, neste sábado (13), o observatório espacial Spektr-RG, com o telescópio alemão eROSITA.

Após dois adiamentos, o lançamento aconteceu às 15h31 de Moscou (9h31 em Brasília) a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão, segundo informou a agência espacial Roscosmos. Poucos minutos depois da decolagem, o observatório espacial com o bloco acelerador se separaram com sucesso do foguete.

Em conjunto com o telescópio russo ART-XC, o eROSITA, dotado de sete detectores de raios X, permitirá observar mais de 100 mil clusters galácticos e obter imagens de milhões de buracos negros, grupos de galáxias e estrelas de nêutrons mortos, marcando "o início de uma nova era na astronomia de raios X", segundo comunicado do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre, em Munique, que forneceu o instrumento.

Enumerando à agência de notícias russa Interfax as possibilidades que traz o Spektr-RG, o cientista russo Rashid Siunayev afirmou: "Em seis meses teremos um mapa completo do céu no espectro dos raios X. Se tudo sair como o esperado, veremos milhões de fontes. Esperamos ver cerca de 3 milhões de buracos negros."

Segundo o programa de voo teuto-russo, o satélite orbitará no chamado ponto de Lagrange (L2) do sistema solar, a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, posição ideal para a observação do universo profundo.

Os especialistas russos esperam que o Spektr-RG esteja em operação por, no mínimo, quatro anos, a fim de confeccionar um mapa detalhado do universo, ajudando a compreender melhor sua evolução. Ele vem substituir o Spektr-R russo, semelhante ao Hubble, que deixara de reagir ao controle de solo em janeiro. O atual lançamento foi adiado em duas ocasiões, em 21 de junho e 12 de julho.

Lago tóxico viraliza e preocupa autoridades na Rússia

Band Notí­cias