Topo

Alemanha criará central de combate a crimes de extrema direita

19/08/2019 12h25

Nova unidade é resposta das autoridades à crescente ameaça representada por militantes ultradireitistas. Medida visa melhorar identificação precoce de discursos de ódio na internet e a coordenação internacional.A polícia federal na Alemanha espera pretende criar uma nova unidade especializada em combater grupos extremistas de extrema direita, segundo reportagem divulgada nesta segunda-feira (18/08) pela mídia alemã.

A reportagem, do jornal Süddeutsche Zeitung, em colaboração com as emissoras WDR e NDR, cita documentos internos do Departamento Federal de Investigações (BKA), segundo o qual um adicional de até 440 funcionários seria necessário para criar um "escritório central para combate contra crimes de ódio".

O plano, apresentado ao Ministério do Interior da Alemanha, foi criado devido aos crescentes temores sobre o extremismo de direita no país.

O BKA sugere que a construção de uma nova entidade dentro do departamento. Dois grupos seriam dedicados a crimes de extremismo de direita, a identificação precoce de redes, identificação de discursos de ódio online e à melhora da coordenação internacional entre autoridades.

Um dos motivos para os planos é a crescente ameaça representada por militantes de extrema direita. Mais da metade de um total de 24.100 militantes ultradireitistas existentes na Alemanha são tidos como propensos à violência, segundo autoridades de segurança. O número de registros de violência de extrema direita aumentou no ano passado em 3,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, de 1.054 para 1.088.

Um dos casos recentes de violência de maior repercussão envolvendo motivação de extrema direita foi o assassinato do político Walter Lübcke, da CDU, com um tiro na cabeça. O principal suspeito, um militante neonazista, confessou o crime.

MD/dpa/epd

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube
| App | Instagram | Newsletter