Topo

"Humanidade deve demonstrar humildade perante a natureza", diz Merkel

Chanceler alemã participa de encontro com líderes nórdicos na Islândia - Kay Nietfeld/dpa/AFP
Chanceler alemã participa de encontro com líderes nórdicos na Islândia Imagem: Kay Nietfeld/dpa/AFP

20/08/2019 12h18

Em encontro com líderes nórdicos na Islândia, chanceler federal alemã visita usina geotermal e elogia as iniciativas do pequeno país para lidar com desafios das mudanças climáticas, afirmando que podem servir de exemplo.

As mudanças climáticas deverão ser um dos temas centrais de um encontro entre a chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, e líderes nórdicos na Islândia hoje. Após chegar ao país, a chefe de governo alemã defendeu que a humanidade demonstre mais humildade em relação à natureza.

Os líderes da Alemanha, Islândia, Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia participam da reunião do Conselho de Ministros Nórdicos, que também reúne os territórios autônomos da Groenlândia e Ilhas Faroé. O conselho foi criado em 1952 para reforçar a cooperação interparlamentar e intergovernamental entre esses estados do Hemisfério Norte.

Merkel chegou ontem a Reykjavík, onde ocorre o encontro, e se reuniu com a primeira-ministra Katrin Jakobsdottir. A chanceler federal alemã destacou que foi lembrada da força da natureza quando a erupção de um vulcão na Islândia em 2010 gerou distúrbios no tráfego aéreo da Europa durante várias semanas.

Antes de reunir-se com os demais líderes, Merkel visitou a usina de energia geotermal Hellisheidi. A Islândia, conhecida por seus vulcões e atividades geológicas, utiliza a energia geotermal para abastecer o sistema de aquecimento e a produção elétrica.

O país desenvolve também um projeto para capturar dióxido de carbono e armazená-lo no subsolo.

A Islândia deverá se tornar um país climaticamente neutro até 2040, uma década antes da data prevista para a Alemanha. Os outros países nórdicos também expressaram ambições semelhantes.

"Das mudanças nos padrões de mobilidade aos temas da geração de energia, acredito que temos desafios comuns", disse Merkel. "Com o exemplo da Islândia, podemos aprender novamente que a humanidade deve tratar a natureza com cuidado e também deve demonstrar um pouco de humildade perante a natureza."

Bolsonaro: Alemanha tem muito o que aprender conosco

Band Notí­cias