Topo

França mobiliza 7,5 mil agentes para dispersar "coletes amarelos"

21/09/2019 09h08

Autoridades francesas alertam contra manifestantes dos "coletes amarelos" infiltrando-se nos protestos em defesa do clima em Paris. Milhares de policiais estão nas ruas para dispersar manifestantes.A polícia francesa usou gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes no centro de Paris, neste sábado (21/09), quando a capital foi posta sob alta segurança para impedir que manifestantes dos "coletes amarelos" perturbassem uma marcha de proteção climática.

O governo da França deslocou cerca de 7.500 mil homens das forças de segurança para evitar tumultos e vandalismo em mais uma jornada de protestos no país.

A manifestação dos ativistas climáticos estava programada para se iniciar na tarde deste sábado em Paris.

O sindicato da Força dos Trabalhadores também está realizando uma marcha separada contra a reforma da Previdência na França.

O movimento dos "coletes amarelos" surgiu há 10 meses, mas os protestos semanais violentos não foram registrados muitas vezes durante o verão europeu, em meados do ano.

Apesar do grupo não ter recebido qualquer autorização para realização de uma manifestação, foi programada a 45ª ação do coletivo, na Praça da Madeleine, em Paris.

Às 10h na hora local (5h de Brasília), já foram registrados os primeiros tumultos, com uso de gás lacrimogêneo pelos policiais para dispersar os manifestantes.

A polícia dispersou várias centenas de manifestantes nas áreas proibidas e fez pelo menos 39 detenções.

O protesto coincide com a Jornada do Patrimônio, em que moradores e turistas podem visitar gratuitamente museus, castelos, teatros, entre outros prédios icônicos do país.

Por causa das manifestações convocadas, o Arco do Triunfo não foi aberto para a visitação, enquanto o Palácio do Eliseu, sede da presidência, estabeleceu um sistema de reservas para o público.

CA/lusa/ap/afp/dw

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | App | Instagram | Newsletter