Topo

Boca de urna indica vitória de partido de Johnson no Reino Unido

12/12/2019 19h33

Conservadores devem conquistar maioria absoluta no Parlamento britânico. Resultado possibilitaria destravar impasse sobre o Brexit.O partido Conservador do atual primeiro-ministro Boris Johnson deve ganhar a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido, indica a pesquisa de boca de urna divulgadas nesta quinta-feira (12/12). Esse resultado eleitoral garantiria ao premiê o número de parlamentares necessários para conduzir o Brexit em 31 de janeiro.

A sondagem indicou que o partido Conservador terá 368 assentos, o suficiente para garantir uma maioria absoluta confortável no Parlamento de 650 lugares. O partido Trabalhista deve eleger 191 parlamentares, o Partido Nacionalista Escocês 55, os Liberais Democratas 13 e o Plaid Cymru (nacionalistas galeses) três e os Verdes um assento.

Os resultados oficiais da eleição legislativa devem ser divulgados nas próximas sete horas. Cerca de 46 milhões de britânicos foram às urnas no pleito antecipado, o terceiro em menos de cinco anos, convocado pelo governo para tentar desbloquear o impasse criado no parlamento pelo processo de saída do país da União Europeia (UE).

Nas últimas cinco eleições britânicas, apenas uma pesquisa de boca de urna errou o resultado. Em 2015, a sondagem não previu que os conservadores garantiriam a maioria, com o partido conquistando 14 assentos a mais do que o previsto.

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube
| App | Instagram | Newsletter