Topo

Bomba da Segunda Guerra provoca evacuação histórica na Itália

15/12/2019 12h00

Especialistas desativam explosivo britânico de 200 quilos em cidade costeira. Mais de 50 mil pessoas, ou 60% da população, são obrigadas a deixar suas casas na maior operação do tipo no país desde o fim da guerra.Especialistas em explosivos desativaram neste domingo (15/12) uma bomba da Segunda Guerra Mundial no município italiano de Brindisi, após uma evacuação histórica do centro da cidade.

Cerca de 54 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas casas durante a preparação da operação, um número que corresponde a mais de 60% da população da cidade costeira. Um raio de 1.617 metros a partir de onde a bomba foi encontrada precisou ser isolado.

Mais de mil membros das forças de segurança e cerca de 250 voluntários participaram dos trabalhos de evacuação, que começaram no sábado com a transferência de 217 presos de uma penitenciária próxima para outros centros de detenção.

Além disso, o suprimento de gás foi cortado nas casas a 500 metros do local. Alguns serviços de tráfego aéreo e ferroviário também foram suspensos.

A imprensa local descreveu a operação como a maior do gênero na Itália em tempos de paz. A Segunda Guerra Mundial terminou em 1945.

Os técnicos usaram um robô orientado por controle remoto para desativar o explosivo. Modelos semelhantes da tecnologia foram implantados no Iraque e no Afeganistão, segundo o jornal italiano Corriere della Sera.

A bomba foi identificada como sendo um explosivo britânico, provavelmente lançado sobre Brindisi em 1941. Segundo autoridades italianas, ela tem cerca de um metro de comprimento, pesa mais de 200 quilos e contém 40 quilos de dinamite.

O artefato foi descoberto em 2 de novembro durante um projeto de reforma de um cinema na cidade. Os trabalhadores da obra acabaram danificando parte da bomba, o que aumentou a probabilidade de o explosivo ser detonado acidentalmente durante a operação deste domingo.

Após desativarem e removerem o objeto, as autoridades afirmaram que o detonariam em um local seguro e controlado na próxima semana.

EK/afp/rtr

___________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube
| App | Instagram | Newsletter