PUBLICIDADE
Topo

Parlamento Europeu dá luz verde a acordo do Brexit

Integrantes do grupo britânico Aliança Progressiva de Socialistas e Democratas reagem à aprovação do Brexit no Parlamento Europeu, em Bruxelas (Bélgica) - Yves Herman/AFP
Integrantes do grupo britânico Aliança Progressiva de Socialistas e Democratas reagem à aprovação do Brexit no Parlamento Europeu, em Bruxelas (Bélgica) Imagem: Yves Herman/AFP

29/01/2020 15h12

Por 621 a 49 votos, parlamentares aprovam pacto que estabelece os termos da saída do Reino Unido da União Europeia.

O Parlamento Europeu aprovou hoje o acordo que estabelece os termos da saída do Reino Unido da União Europeia (UE). Com o aval, o Brexit deve ocorrer em 31 de janeiro de 2020.

Após um debate, o acordo foi aprovado por 621 votos a favor, 49 contra e 13 abstenções. A saída do Reino Unido do bloco, após 47 anos, precisa agora da ratificação do acordo pelos países membros da União Europeia, num procedimento que é visto como uma mera formalidade.

O acordo prevê um período de transição até o final do ano, no qual o Reino Unido deixará as instituições europeias, mas continuará seguindo a maioria das regras do bloco. Durante esse tempo, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, tentará negociar um ambicioso acordo de livre-comércio, num prazo sem precedentes, com os 27 países remanescentes da UE.

Internacional