Topo

+ Coronavírus: Alemanha rejeita não europeus no Aeroporto de Frankfurt + 

17/03/2020 07h44

+ Coronavírus: Alemanha rejeita não europeus no Aeroporto de Frankfurt +  - Cada vez mais países europeus impõem restrições na vida pública para conter a propagação do vírus. Países da UE decidiram fechar as fronteiras do bloco por 30 dias. Casos avançam no Brasil, que confirmou primeira morte.
Infecções pelo coronavírus chegam a quase 199 mil em 155 países e regiões
Brasil tem 291 casos e uma morte confirmados pelo Ministério da Saúde
Países da União Europeia fecham fronteiras do bloco por 30 dias


Pressione Ctrl + F5 para ver as atualizações desta quarta-feira (18/03) - horário de Brasília:

06:57 - Infecções no Brasil

Segundo o portal G1, as secretarias estaduais de saúde divulgaram até o início da manhã desta quarta-feira 350 casos do coronavírus Sars-Cov-2 confirmados em 17 estados do Brasil e no Distrito Federal. O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado da tarde de terça-feira, apontou 291 casos. O país registrou sua primeira morte nesta quarta, de um homem de 62, morador de São Paulo, e que sofria de diabetes e hipertensão. Outros quatro óbitos suspeitos são investigados no estado. O Rio de Janeiro também reportou a morte de idoso de 69 anos com sintomas de coronavírus.

06:30 - Não europeus rejeitados no Aeroporto de Frankfurt

Oficiais de fronteira alemães começaram a rejeitar cidadãos não europeus que chegaram ao Aeroporto Internacional de Frankfurt na manhã desta quarta-feira, de acordo com a decisão anunciada por países da União Europeia (UE) na véspera de fechar as fronteiras do bloco por 30 dias. Com raras exceções, somente cidadãos e residentes legais terão entrada autorizada no bloco.

Cerca de 5 mil pessoas vindas em 100 voos deverão ser controladas por oficiais de imigração no Aeroporto de Frankfurt, noticiou a agência de notícias DPA. O número dos que serão rejeitados não foi especificado, mas companhias aéreas receberam a instrução de levar os que não tiverem a entrada permitida de volta ao aeroporto de onde partiram.

06:16 - Merkel fará pronunciamento sobre a pandemia

A chanceler federal alemã, Angela Merkel, se pronunciará na noite desta quarta-feira sobre a crise de coronavírus e as medidas adotadas para conter a disseminação do patógeno. O pronunciamento será às 20h15 (16h15 no horário de Brasília).

04:00 - Rússia fechará escola

A Rússia anunciou que fechará todas as escolas do país a partir da próxima segunda-feira. O país tem 114 infecções pelo coronavírus confirmadas, e Moscou já implementou restrições para conter a propagação da covid-19, incluindo fechamento de fronteiras e a proibição de reuniões públicas.

03:50 - Bélgica restringe vida pública

A Bélgica vai impor restrições à circulação de pessoas a partir do meio-dia desta quarta-feira até ao menos 5 de abril. A capital do país, Bruxelas, é a capital de facto da União Europeia. A primeira-ministra belga, Sophie Wilmes, afirmou que as pessoas só devem sair de casa para emergências ou para ir a supermercados, farmácias e médicos. Todas as reuniões foram proibidas. O país segue a linha adotada por outros europeus, incluindo Alemanha, França, Espanha e Itália.

01:00 - FMI rejeita ajuda à Venezuela

O Fundo Monetário Internacional (FMI) rejeitou um pedido da Venezuela de um empréstimo emergencial de 5 bilhões de dólares para combater o coronavírus. Um porta-voz do FMI disse que o pedido não pode ser levado em consideração porque “não há clareza” entre os 189 países-membros do fundo sobre quem deve ser reconhecido como líder legítimo do país, Nicolás Maduro ou o líder opositor e autodeclarado presidente interino Juan Guaidó. Maduro anunciou “quarentena social” em toda a Venezuela a partir desta terça

00:30 - Epidemia regride na China

A China continental reportou 11 mortes pela covid-19, a doença respiratória causada pelo coronavírus Sars-Cov-2, nesta terça-feira, menos que as 13 registradas na segunda. O país também registrou 13 novas infecções, sendo que 12 foram importadas de outros países, segundo as autoridades chinesas. O vírus foi identificado pela primeira vez em dezembro na província chinesa de Hubei, a partir de onde se espalhou pelo mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse na semana passada que a Europa passou a ser o centro da pandemia de covid-19.

00:00 - Resumo dos principais acontecimentos de terça-feira


Alemanha e França impõem novas restrições à vida pública
Países da UE decidem fechar fronteiras por 30 dias
Governo alemão classifica risco como alto e anuncia plano para repatriar cidadãos
Brasil registra primeira morte
Bolsonaro diz que seu segundo teste deu negativo


______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube
| App | Instagram | Newsletter