Topo

Espanha impõe restrições a mais uma região para conter covid-19

05/07/2020 18h00

Espanha impõe restrições a mais uma região para conter covid-19 - Cerca de 70 mil moradores de cidade da Galícia não vão poder deixar a área por uma semana. No sábado, bloqueio similiar foi imposto para 200 mil pessoas na Catalunha.A região espanhola da Galícia, no noroeste do país, impôs restrições de circulação a cerca de 70 mil pessoas neste domingo (05/07) após um surto de covid-19. A medida foi anunciada um dia depois que a Catalunha também introduziu um bloqueio local que vai afetar 200 mil pessoas.

Os moradores de La Mariña, na província de Lugo, não poderão deixar a área de meia-noite de domingo a sexta-feira, dois dias antes das eleições regionais na Galícia, em 12 de julho.

O primeiro-ministro Pedro Sánchez pediu às pessoas que não baixem a guarda, mas também afirmou que a situação está calma, porque "a detecção precoce desses surtos mostra que o sistema de saúde está muito mais bem preparado" do que em março.

O governo regional disse que as pessoas poderão se deslocar por La Mariña, mas apenas aqueles que precisam viajar para trabalhar poderão sair ou entrar na área.

O ministro regional da Saúde, Jesús Vázquez Almuíña, disse em entrevista coletiva neste domingo que os maiores surtos estavam ligados a vários bares da região. As autoridades regionais de saúde disseram que agora existem 258 casos na Galícia, dos quais 117 em Lugo.

O ministro da Saúde da Espanha, Salvador Illa, disse neste domingo que o ministério estava acompanhando de perto as situações na Galícia e na Catalunha.

A Espanha registrou 250.545 casos de coronavírus e 28.385 mortes desde o início da pandemia.

JPS/rt/ots

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube
| App | Instagram | Newsletter