Topo

França antecipa uso obrigatório de máscara

16/07/2020 10h00

França antecipa uso obrigatório de máscara - Após ministro da Saúde apontar sinais de "ressurgimento" da epidemia de covid-19 no país, premiê anuncia que uso de proteção facial será exigido em espaços públicos fechados, como lojas, a partir da semana que vem.A França antecipou os planos de tornar obrigatório o uso de máscaras em locais públicos fechados para impedir a transmissão do novo coronavírus. A medida entrará em vigor a partir da próxima semana, e não mais somente em 1º de agosto, como previsto inicialmente, anunciou nesta quinta-feira (16/07) o primeiro-ministro Jean Castex.

Obrigatórias no transporte público desde 11 de maio, máscaras passarão a ser exigidas também em lojas e em outros espaços fechados, disse Castex em uma audiência no Senado.

"Usar máscara, juntamente com medidas de barreira [como distanciamento social e lavar as mãos regularmente], é um método eficiente de prevenção e proteção", disse o premiê, apontando que implementar a medida somente em 1º de agosto pareceu "tarde” para muitos.

O anúncio foi feito por Castex após o ministro da Saúde francês, Olivier Veran, apontar sinais de um "ressurgimento” da epidemia de coronavírus, que provocou mais de 30 mil mortes no país.

"Estamos vendo sinais fracos de um ressurgimento epidêmico em certos hospitais de Paris, e é por isso que os franceses permaneçam vigilantes, ativos contra o vírus”, disse o ministro a uma emissora de rádio.

Segundo dados oficiais divulgados nesta quarta, a França teve 133 novos pacientes de coronavírus hospitalizados em 24 horas , além de 17 pessoas internadas em UTIs, totalizando 482. Em abril, o país chegou a ter 4.281 hospitalizações num dia e mais de 7.100 pessoas internadas em UTIs no auge da epidemia.

Veran disse que um aumento das admissões hospitalares e das chamadas telefônicas para os serviços de emergência são indicadores, ainda não preocupantes, que requerem "atenção especial" para a possibilidade de uma retomada da epidemia.

A França registra atualmente alguns surtos localizados de covid-19. Em seis comunas do departamento de Mayenne, no noroeste do país, que reportaram alta nas infecções, o uso de máscaras passou a ser obrigatório em locais públicos já nesta quarta-feira.

Um dos países mais duramente atingidos pela covid-19 na Europa, a França adotou rígidas medidas de confinamento a nível nacional durante semanas para conter a doença.

Enquanto ajudaram a achatar a curva de infecção, as ordens de permanência em casa causaram o que Castex descreveu nesta quinta-feira como uma severa recessão. Segundo o premiê, a previsão é de que a economia sofra contração de 11% em 2020.

Embora a maioria dos negócios na França tenha reaberto, algumas atividades de grupo permanecem restritas, e o governo continua pedindo que os franceses se comportem de forma responsável para evitar uma segunda onda de infecção.

Nesta quinta-feira, o presidente Emmanuel Macron afirmou que pretende tornar testes para covid-19 disponíveis para todos os franceses, sem a necessidade de indicação médica.

LPF/afp/rtr/efe

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube
| App | Instagram | Newsletter