Topo

Strandkorb: a popular cadeira de praia na Alemanha estranha aos brasileiros

Strandkorb - Getty Images/iStockphoto
Strandkorb
Imagem: Getty Images/iStockphoto

15/06/2021 09h40

O "strandkorb" é símbolo de férias e descanso no litoral da Alemanha. Usado pela primeira vez em 15 de junho de 1882, ele serve, ao mesmo tempo, de poltrona e proteção contra vento, sol e chuva. Passado o inverno, quando os termômetros passam a registrar temperaturas mais amenas, a paisagem no litoral alemão é tomada por um tipo de móvel estranho para os hábitos praianos brasileira: o strandkorb, em tradução literal, "cesto de praia".

O strandkorb é tão comum nas praias alemãs como a cerveja e a salsicha em todo o país. Trata-se de um incrementado assento acolchoado usado para proteger o banhista do sol, da chuva, da areia e do vento, tão frequentes no norte europeu.

"Strandkorb" distribuidas em praia na Alemanha - Getty Images - Getty Images
"Strandkorb" distribuidas em praia na Alemanha
Imagem: Getty Images

Nada de guarda-sol e cadeira de praia: na costa alemã, quem dita a regra é o strandkorb. Em todos os verões, este artigo praiano tipicamente alemão domina as areias no Mar do Norte e no Mar Báltico.

O strandkorb é reclinável, de modo que o banhista pode se recostar e aproveitar o sol sem ser incomodado pelo vento. A maioria dos modelos serve para duas pessoas e é equipada com apoios para os braços e as pernas, suporte de madeira, gaveta abaixo do assento para armazenamento e capa à prova de chuva. Existem também modelos maiores, para famílias inteiras.

Relíquia do Império

Alemanha, férias de verão de 1924 no Mar Báltico, casal com roupas de banho em uma cadeira de praia - Ullstein bild via Getty Images - Ullstein bild via Getty Images
Alemanha, férias de verão de 1924 no Mar Báltico; casal com roupas de banho em uma strandkorb
Imagem: Ullstein bild via Getty Images

Geralmente, eles são alugados por poucos euros através de guardadores. Seu uso hoje é cada vez mais frequente também em varandas, terraços e jardins.

O strandkorb é uma invenção alemã, fruto de uma encomenda a Wilhelm Bartelmann, um produtor de cestos de Kühlungsborn, cidade portuária do Mar Báltico que fica a 30 quilômetros de Rostock. Ele construiu o primeiro modelo a pedido de Elfriede von Maltzahn, uma senhora com problemas de reumatismo que queria se proteger do vento e do sol na praia de Warnemünde.

Bartelmann, que adorava desafios, desenvolveu uma poltrona de vime e junco e chamou sua criação de strandstuhl (cadeira de praia), usada pela primeira vez em 15 de junho de 1882. No ano seguinte, já foi iniciada a produção em série.

Casal na "strandkorb" em praia alemã nos anos 1970 - Getty Images - Getty Images
Casal na "strandkorb" em praia alemã nos anos 1970
Imagem: Getty Images

Cesto para roupa suja

"Strandkorb"  - LightRocket via Getty Images - LightRocket via Getty Images
"Strandkorb"
Imagem: LightRocket via Getty Images

No início, o strandkorb foi considerado uma extravagância e dizia-se que ele mais se parecia com um cesto para roupa suja, equipado com uma tábua de sentar. Os primeiros modelos acomodavam apenas uma pessoa e não eram tão confortáveis como os de hoje, pois não podiam ser reclinados - a técnica foi introduzida apenas em 1897.

Em 1883, Bartelmann publicou num jornal um anúncio alugando suas cadeiras de praia. Mas ele se descuidou ao não patentear sua criação e logo ela se tornou tão popular que começou a ser vista em outras praias alemãs.

Quem pensa que estes assentos práticos são todos iguais, se engana. Existem hoje dois tipos de strandkorb: o do Mar Báltico, que possui forma curva, e o do Mar do Norte, de linhas retas e aparência angular.