UOL Notícias Notícias
 

21/02/2006 - 21h50

Unesco defende diversidade em Dia Internacional da Língua Materna

Paris, 21 fev (EFE).- O diretor-geral da Unesco, Koichiro Matsuura, realçou hoje a importância da preservação da diversidade lingüística no mundo, porque "cada língua é mais que um instrumento, é uma dimensão fundamental do ser humano".

Em discurso por ocasião da comemoração do sexto Dia Internacional da Língua Materna, Matsuura ressaltou a "crescente importância" da diversidade lingüística em "um mundo que está em rápida evolução".

Mais da metade das seis mil línguas mundiais corre risco de desaparecer neste século, segundo o Atlas da Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), editado em 2002.

Por sua vez, o presidente da Conferência Geral da Unesco, Moussa Jaafar Bin Hassan, reconheceu que é "difícil enfrentar a maré da globalização" que situa o inglês em uma posição de domínio por meio da cultura anglo-saxã.

Neste Dia da Língua Materna, a Unesco promoveu uma conferência sobre os riscos enfrentados pelos defensores da diversidade lingüística, que contou com a presença de Daniel Prado, diretor do departamento de Terminologia da União Latina (que agrupa 35 países cujas línguas têm o latim como raiz comum).

Cerca de 95% das línguas do planeta são faladas apenas por 4% da população mundial, segundo a Unesco, que lembra que a cada duas semanas, em média, desaparece uma língua.

Além disso, 90% das línguas mundiais não estão representadas na internet e 80% das línguas africanas carecem de ortografia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h49

    0,29
    3,155
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h53

    0,09
    68.773,82
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host