UOL Notícias Notícias
 

27/02/2006 - 12h28

Oposição tailandesa vai boicotar as eleições de 2 de abril

Bangcoc, 27 feb (EFE) - Os partidos da oposição tailandesa Democrata, Mahachon e Chart Thai anunciaram hoje que boicotarão as eleições gerais antecipadas convocadas para 2 de abril pelo primeiro-ministro do país, Thaksin Shinawatra, como solução para sua perda de popularidade e apoio.

"Os três partidos decidiram não se reunir com Shinawatra e não apresentar candidatos nas eleições", disse o líder do Partido Democrata, Abhisit Vejjajiva, à imprensa na saída de uma reunião em Bangcoc com representantes dos outros dois partidos.

A oposição, que até a dissolução do Parlamento na sexta-feira passada controlava 125 das 500 cadeiras, exigiu que até hoje o governante se comprometesse por escrito a fazer as reformas constitucionais que propõe.

Shinawatra demonstrou sua intenção de revisar o artigo 133 da Constituição, conforme pede a oposição, além de outras reformas políticas, contudo, negou-se a estabelecer um acordo com os democratas e seus aliados.

O primeiro-ministro tailandês, chefe do partido Thai Rak Thai, encontra-se sob forte pressão para que renuncie.

A crise aumentou depois que no final de janeiro seus parentes venderam o grupo empresarial Shin Corporation, fundado por Shinawatra há duas décadas.

Os parentes de Shinawatra, que transferiu as ações antes de assumir o poder em janeiro de 2001, receberam cerca de US$ 1,9 bilhão pela Shin.

Uma investigação da Comissão da Bolsa de Valores de Bangcoc concluiu que a operação comercial, declarada livre de impostos, esteve precedida de transações ilícitas realizadas por um dos filhos de Shinawatra através de uma empresa aberta pelo pai no paraíso fiscal das Ilhas Virgens.

A Aliança do Povo para a Democracia, que acusa Shinawatra de corrupção, abuso de poder e nepotismo, promove manifestações semanais contra o governante.

Cerca de 60 mil pessoas participaram da manifestação contra o governo ontem.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host