UOL Notícias Notícias
 

02/03/2006 - 03h14

Descalço, Bush presta homenagem a Mahatma Gandhi na Índia

Nova Délhi, 2 mar (EFE).- Descalço e oferecendo uma coroa de flores, George W. Bush, presidente dos Estados Unidos, rendeu hoje homenagem a Mahatma Gandhi, considerado "pai" do Estado indiano e que adotou a pobreza e a simplicidade como formas de vida.

Em uma singela cerimônia em Rajgat, onde foi cremado o líder da resistência passiva indiana contra o Império Britânico, Bush, que vestia meias finas, depositou coroas de flores no memorial de mármore negro, ao lado de sua esposa, a primeira-dama Laura Bush.

O presidente obedeceu a uma tradição que ordena que os visitantes do local não usem sapatos em sinal de respeito.

É tradicional que líderes internacionais em visita à Índia rendam homenagens ao pai da nação, assassinado por um extremista hindu em 30 de janeiro de 1948 enquanto se dirigia a um templo para orar.

Situado em um jardim decorado com fontes e árvores exóticos, o monumento em memória de Gandhi possui as inscrições "Eis ram", "Oh, Senhor", as últimas pronunciadas pelo líder antes de morrer.

Um atalho de pedra leva a um recinto fechado por muros e no qual arde uma chama perpétua em memória do "pai" da nação indiana.

Bush tinha participado antes de uma cerimônia de boas-vindas na capital Nova Délhi, na qual, sobre um tapete vermelho, saudou tropas locais no pátio do palácio presidencial de Rashtrapati Bhavan.

"Fui recebido em muitas capitais do mundo, mas nunca vi uma recepção tão bem organizada ou tão espetacular", declarou Bush.

Desenhado em 1929 pelo renomado arquiteto Edwin Lutyens, o imenso edifício de Rashtrapati Bhavan, criado para perpetuar a altivez do Império Britânico, combina estilos indianos e europeus.

Para a construção de seus mais de 350 quartos foram necessários 700 milhões de tijolos e mais de 85 mil metros cúbicos de pedra.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host