UOL Notícias Notícias
 

03/03/2006 - 17h22

Senado dos EUA pede à ONU que aprove missão de paz para Darfur

Washington, 3 mar (EFE).- O Senado dos Estados Unidos pediu hoje ao Conselho de Segurança da ONU que aprove uma missão de paz para Darfur e ao Governo de George W. Bush que atue imediatamente para pôr fim à grave crise humanitária nesta região do Sudão.

Em uma resolução aprovada hoje, o Senado pediu também o envio de tropas da Otan a Darfur e a criação de uma zona de exclusão aérea sobre a região.

Darfur, no noroeste do Sudão, está devastada pelos confrontos entre tribos, Governo e rebeldes.

Em comunicado divulgado hoje, o senador democrata Joseph Biden disse que os EUA devem "liderar os esforços internacionais para evitar o assassinato de mais homens, mulheres e crianças inocentes em Darfur".

Por sua vez, o senador republicano Sam Brownback divulgou documento opinando que o Governo sudanês "excedeu sua soberania abusando sistematicamente de seu próprio povo, e a difícil situação das vítimas preocupa as nações civilizadas do mundo".

O enviado especial da ONU no Sudão, Jan Pronk, alertou no fim de fevereiro da forte oposição do Governo do país africano ao envio de uma missão de paz da ONU na conturbada região, no noroeste do país.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host