UOL Notícias Notícias
 

05/03/2006 - 18h43

Chávez proporá a Préval que o Haiti entre na Petrocaribe

Caracas, 5 mar (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou hoje que na próxima semana se reunirá com seu colega haitiano, René Préval, e proporá a ele entrar na Petrocaribe para que receba petróleo venezuelano em condições favoráveis.

"Esse é um povo irmão, e temos uma dívida histórica com o povo do Haiti que sofre uma pobreza infinita", disse Chávez em seu programa dominical de rádio e televisão "Alô, presidente!".

A Petrocaribe é um acordo de cooperação assinado em meados do ano passado pela Venezuela e treze países caribenhos, que recebem uma provisão direta de petróleo venezuelano a baixos preços, longos prazos de pagamento, inclusive, em troca de bens e produtos.

A Venezuela não reconhecia o Governo provisório instalado no Haiti desde a derrubada, em 2004, de Jean-Bertrand Aristide, até as eleições de 7 de fevereiro vencidas por Préval. Por isso, esse país não havia sido convidado a participar da Petrocaribe.

Chávez acrescentou que já ordenou à empresa estatal Petróleos de Venezuela S.A. (PDVSA) que inclua o Haiti no acordo regional de cooperação energética, e que informará a Préval sobre isso, quando se encontrarem nos atos de posse de Michelle Bachelet, como presidente do Chile, no próximo sábado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h49

    -0,55
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h52

    1,39
    64.104,14
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host