UOL Notícias Notícias
 

06/03/2006 - 07h06

Japão e China se reúnem novamente para analisar conflito do gás

Pequim, 6 mar (EFE).- Delegados dos ministérios de Assuntos Exteriores da China e Japão iniciaram hoje em Pequim uma nova sessão de conversas para tentar resolver o desacordo sobre as jazidas de gás em águas disputadas pelos dois países, informou a agência oficial Xinhua.

O diretor do Departamento de Assuntos da Ásia e Oceania do Japão, Kenichiro Sasae, é novamente o chefe negociador japonês, assim como seu homólogo chinês, Hu Zhengyao, informou a fonte.

As duas delegações discutirão a má situação das relações bilaterais entre as potências asiáticas, especialmente a disputa pelas jazidas de gás em águas do Mar da China Oriental reivindicados por ambas as nações.

É a quarta vez - a primeira foi em outubro de 2004 - que os dois países se reúnem para analisar este conflito, um dos muitos entre Pequim e Tóquio.

São poucas as esperanças que nesta ocasião se alcance um acordo, dadas as tensas relações entre chineses e japoneses, rarefeitas por outros problemas como os desacordos sobre o colonialismo japonês ou os esforços de Tóquio de ter uma vaga no Conselho de Segurança da ONU.

"Não acho que se tomem decisões rapidamente", afirmou recentemente o ministro de Comércio japonês, Toshihiro Nikai, que realizou uma visita oficial à China em fevereiro.

Segundo o Japão, as jazidas de gás que quer explorar se encontram em uma área que não pertence a nenhum dos dois países, enquanto que a China opina que é parte de sua zona econômica exclusiva (ZEE).

A Convenção das Nações Unidas sobre a Lei do Mar permite aos países a exploração dos recursos marítimos até uma zona de 370 quilômetros a partir de suas costas, mas Pequim e Tóquio, que assinaram este tratado em 1996, divergem sobre esses limites.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h59

    0,03
    3,158
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h02

    0,13
    74.536,85
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host