UOL Notícias Notícias
 

06/03/2006 - 12h50

Lula viaja para Londres em primeira visita oficial ao Reino Unido

Brasília, 6 mar (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou hoje a Londres para sua primeira visita de Estado ao Reino Unido, onde vai discutir com o primeiro-ministro do país, Tony Blair, as negociações em andamento na OMC.

"Teremos várias reuniões de trabalho com empresários e depois uma conversa com Tony Blair sobre a Organização Mundial do Comércio (OMC)", disse Lula em seu programa semanal de rádio, antes de partir para a capital britânica.

Lula lembrou que tem falado com Blair desde dezembro sobre as negociações da chamada Rodada de Doha. O Brasil insiste que a União Européia (UE) "flexibilize suas posturas para que os subsídios agrícolas possam ser reduzidos e favoreçam os países mais pobres".

De acordo com o presidente, se a redução dos subsídios não for transferida aos países mais pobres, eles serão "mais pobres ainda daqui a 30 anos".

Lula disse que também discutirá com Blair as alternativas que o Brasil oferece atualmente ao petróleo em matéria de combustíveis renováveis citando o etanol, obtido da cana de açúcar. O presidente lembrou que o Reino Unido pode ser um "importante parceiro" no desenvolvimento e promoção desse combustível.

O governante viajou para Londres acompanhado de sua mulher, Marisa Letícia, e pelos ministros de Fazenda, Antonio Palocci; Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan; Cultura, Gilberto Gil; Educação, Fernando Haddad; Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; e Igualdade Racial, Matilde Ribeiro.

O avião presidencial partiu da base aérea de Recife (PE) às 11h20 (hora de Brasília) e deve aterrissar no final da noite em Londres.

Lula irá direto para a Embaixada do Brasil e amanhã será recebido pela Rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham, onde ficará hospedado com D. Marisa até quinta-feira, quando volta a Brasília.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h30

    -0,06
    3,134
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h39

    -0,01
    75.967,29
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host