UOL Notícias Notícias
 

06/03/2006 - 14h40

Maragall irá de avião ao Mato Grosso para premiar Casaldáliga

Barcelona, 6 mar (EFE).- O presidente da Generalitat catalã, Pasqual Maragall, viajará na próxima quinta-feira de Brasília até o Mato Grosso para entregar em São Félix do Araguaia o XVIII Prêmio Internacional Catalunya ao bispo emérito desta localidade, Pedro Casaldáliga.

Maragall viajará acompanhado de sua esposa, Diana Garrigosa, e da secretária-geral de Relações Internacionais da Generalitat (Governo autônomo catalão), Margarita Obiols, segundo informaram hoje fontes do Governo catalão.

Em São Félix do Araguaia estará esperando por ele o filósofo Xavier Rubert de Ventós, presidente do prêmio; Leonardo Ulrich, atual bispo de São Félix de Araguaia, e o premiado, Pedro Casaldáliga, que tem mal de Parkinson.

Casaldáliga, filho de camponeses catalães vinculado à "Teologia da Libertação", dedicou boa parte de sua vida à defesa dos pobres e indígenas, uma das razões pelas quais o júri concedeu o Prêmio Internacional Catalunya a ele.

Ele chegou ao Mato Grosso em 1968 e decidiu ficar lá três anos depois de deixar seu cargo episcopal ao completar a idade regulamentar de 75 anos.

Representante da ala progressista do episcopado brasileiro, se pronunciou a favor do celibato opcional no sacerdócio e da ordenação de mulheres, além de se mostrar sempre crítico à cúria romana.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host