UOL Notícias Notícias
 

06/03/2006 - 09h11

Parlamento iraquiano realizará sua primeira sessão em 12 de março

Bagdá, 6 mar (EFE).- O presidente do Iraque, o curdo Jalal Talabani, anunciou hoje que o Parlamento iraquiano, o primeiro não provisório no pós-guerra, realizará no dia 12 sua primeira sessão desde as eleições gerais de 15 dezembro.

Talabani, em declarações feitas em Bagdá, disse que convocará hoje mesmo a primeira reunião do legislativo e explicou que 12 de março é o último dia do prazo estipulado na Constituição.

A Carta Magna exige que a Câmara realize sua primeira reunião quatro semanas depois do anúncio dos resultados do pleito em 12 de fevereiro.

Segundo fontes iraquianas, a reunião será presidida por Adnán al Bachachi, o deputado mais velho, até que sejam escolhidos o presidente e os vice-presidentes do legislativo.

O novo Parlamento será encarregado de aprovar o primeiro Governo não interino do país desde o fim do regime de Saddam Hussein, em abril de 2003.

Continua, enquanto isso, a crise política no Iraque devido às divergências entre os diferentes grupos políticos com relação à formação de um novo Governo.

Nas eleições de dezembro, a Aliança Unida Iraquiana (AUI, xiita confessional) obteve 128 das 275 cadeiras da Câmara, seguida pela Aliança Curda (AK), que conseguiu 54 assentos. A Frente do Consenso Nacional (FCN, sunita) chegou a 44, e a Lista Nacional Iraquiana (LN, xiita laica) ganhou 25.

Outros grupos minoritários contarão também com representação na Câmara.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host